
Abraços e palavras carinhosas de um lado; surpresa, gratidão e emoções do outro. O anúncio feito na quinta-feira sobre os homenageados do ano com os troféus Empresário do Ano e Empreendedor Social do Top Franca 2015 repercutiu de maneira intensa entre amigos, clientes e familiares dos francanos apontados por um júri independente como merecedores de reconhecimento público pelo trabalho que desenvolvem.
Escolhidos para receberem o troféu Empresário do Ano Top Franca 2015, os sócios da Hidromar, Ozaris Roberto José de Oliveira, o Beto, 48, e Alair Rodrigues de Freitas, 60, tiveram suas trajetórias de empreendedorismo reconhecidas. Eles são filho e genro, respectivamente, de Luiz José de Oliveira, o seu Chico, fundador das lojas Hidromar em maio de 1991, morto há dois anos.
Segundo Beto, os últimos dias foram de sensações quase indescritíveis. “A repercussão do anúncio sobre o troféu foi muito grande. Muita gente já veio nos cumprimentar e continua vindo. Hoje (ontem) mesmo estava na loja e um cliente nos deu parabéns e me emocionou ao falar que tinha que ser a gente mesmo a ganhar porque estamos em um ano em que todo mundo está ‘parado’ e continuamos investindo”.
Beto disse ainda que sabia da força da mídia, mas se surpreendeu com a dimensão da repercussão. “Prova o poder que tem a mídia, é uma força realmente grande. São muitas as palavras de carinho que estão nos chegando. Estamos muito ansiosos e com uma expectativa muito grande, pretendemos levar a família e parte da equipe na festa.”
Além do impulso aos negócios gerados pela mudança para o amplo prédio da avenida Ismael Alonso y Alonso (em 2009) e, mais recentemente, da inclusão da empresa no setor de e-commerce, o empresário atribui o sucesso da Hidromar ao treinamento constante da equipe de 185 funcionários e à visão voltada para o futuro. “Nosso próximo desafio é implantar um centro de distribuição de produtos capaz de atender Franca e região”, disse.
Às vésperas de completar 83 anos, Edna Doca Lopes, presidente da sexagenária Sociedade de Instrução e Trabalho para Cegos, que presta apoios diversos e gratuitos a deficientes visuais, será homenageada com o troféu Empreendedor Social.
Sem enxergar há 60 anos após uma cirurgia mal sucedida nos olhos, dona Edna foi professora por 30 anos e, mesmo após se aposentar (em 1995), não deixou o ofício de ensinar. Ela domina e ensina aos interessados artes como tricotar, crochetar e executar instrumentos musicais, além de ser exímia massagista. “A minha vida é só de alegria e tento passar isso a todos. Sou muito falante, mas sou tímida com homenagens (risos). Quero dizer que a gente se sente importante com esse reconhecimento”, afirmou, dizendo que nos próximos meses deve entregar o cargo de presidente da entidade, que ocupa há quatro anos embora a prática seja a substituição a cada dois anos.
Com tantos anos de atuação, Edna já recebeu outras homenagens, mas disse que se sente “principiante” emocionalmente. “A emoção é grande, ainda mais com a repercussão que está tendo. Fui cumprimentada de diversas formas, mas principalmente na rádio Difusora. O Valdes (Rodrigues) falou bonito sobre a minha pessoa e a Sociedade dos Cegos e os ouvintes ficaram ligando e me cumprimentando pela rádio. Em casa, meu telefone também não para. Sexta-feira à noite, tivemos uma reunião festiva (na entidade) e foi muito bom. Me chamaram lá na frente, me homenagearam, recebi muitos abraços”, contou.
Edna, Alair e Beto foram escolhidos dentre vários nomes com base na opinião da população, que fez as suas indicações através do portal GCN. Em uma segunda etapa da seleção, a decisão de um júri, composto por representantes de atividades econômicas, sociais e políticas da cidade, homenageados do Top Franca e diretores do GCN, chegou aos nomes dos vencedores. A escolha foi feita na quarta-feira, 19. A empresária Luiza Helena Trajano receberá o troféu Empresária da Década.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.