Varejão Irmãos Patrocínio espanta crise econômica e reforma suas unidades


| Tempo de leitura: 2 min
Roberto e Pedro Patrocínio, sócios-proprietários do Varejão Irmãos Patrocínio, na parte em reforma na loja avenida Major Nicácio
Roberto e Pedro Patrocínio, sócios-proprietários do Varejão Irmãos Patrocínio, na parte em reforma na loja avenida Major Nicácio
Com 37 anos de história, a rede francana de varejões Irmãos Patrocínio tem vencido o cenário econômico turbulento e feito investimentos. Até novembro a empresa pretende inaugurar a expansão da loja matriz na avenida Major Nicácio e com isso aumentar a atual área de vendas de 700 metros quadrados para quase 900. A obra que está em andamento é apenas uma entre as várias programadas e integra a série de ações elaboradas pelos Irmãos Patrocínio para driblar a crise.
 
À frente de toda essa movimentação, que o Comércio retrata nesta décima reportagem da série “Vencendo a Crise”, estão cinco irmãos (Caio, Gilberto, Pedro, Ricardo e Roberto Patrocínio) que aprenderam com o pai, na feira livre, o comércio de frutas, verduras e legumes e hoje administram nove lojas e um centro de distribuição. “Não podemos ficar parados, precisamos aproveitar o movimento de crise para encontrar alternativas, crescer e dar o nosso melhor”, disse Pedro.
 
Segundo ele, a empresa, ao perceber os primeiros sinais da recessão, traçou estratégias que ajudaram a estabelecer os negócios. “Recalculamos os preços dos nossos itens para ficarmos mais competitivos, com isso reduzimos a nossa margem de lucro, porém não deixamos cair a qualidade”.
 
A rede também reuniu os colaboradores (são quase 500) para treinamentos em atendimento e reforçou o quadro de funcionários das três hortas que mantém para fornecimento de grande parte das hortaliças. “Os funcionários são um dos nossos patrimônios e a capacitação dá estímulo, engajamento”.
 
O também sócio-proprietário Roberto Patrocínio disse que apesar da queda nas vendas, principalmente de itens industrializados, o varejão manteve as compras na mesma quantidade e a preocupação com a qualidade, buscando toda a parte de hortifruti direto do produtor. 
 
Economia
Com o objetivo de reduzir os gastos, de modo especial com energia elétrica, a empresa também promoveu a troca de diversos equipamentos como geladeiras e câmeras frias, além da iluminação de algumas unidades. Houve ainda a renovação da frota e mudança na comunicação visual da rede. “Todas essas melhorias são consequência do trabalho. O que ganhamos é reinvestido na loja para podermos continuar navegando”, disse Roberto.
 
Expansões
Na busca por novidades e no intuito de oferecer mais conforto e mobilidade aos clientes, os Irmãos Patrocínio estão promovendo desde o final do ano passado melhorias em suas unidades. A primeira a ser revitalizada foi a da Estação. A obra terminou há um mês, ampliou a área de vendas e deixou a loja mais moderna. Na sequência, teve início a expansão da unidade da avenida Major Nicácio e ao mesmo a execução de uma reforma na unidade do Jardim Portinari. “Estamos fazendo conforme a necessidade, são adequações que ajudam a melhorar o atendimento e também é uma maneira de atrair a clientela”. 
 
Segundo os proprietários, após o término das obras em andamento, a próxima unidade a receber melhorias será a do Parque Progresso. A rede ainda possui lojas na avenida Brasil, Orlando Dompiéri, na avenida Dom Pedro, na rua São Paulo, na Adhemar de Barros, no Leporace e o centro de distrituição está localizado na Hélio Palermo.
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários