O ornitorrinco


| Tempo de leitura: 1 min
Um dos animais mais estranhos do planeta vive na terra, mas pode ser visto na água; tem bico, bota ovos, portanto é ave;  mas também é mamífero, pois tem glândulas mamárias
Um dos animais mais estranhos do planeta vive na terra, mas pode ser visto na água; tem bico, bota ovos, portanto é ave; mas também é mamífero, pois tem glândulas mamárias
Ele é  um animal muito esquisito, pois parece  ave e mamífero ao mesmo tempo. Vive exclusivamente na Austrália e apresenta características muito peculiares. Apesar de botar ovos, ter uma estrutura semelhante a um bico e patas que se assemelham a de patos, é um mamífero, pois tem  pelos e glândulas mamárias. 
 
Vive na terra, porém pode ser visto frequentemente em rios e lagos, tentando capturar seu alimento — pequenos peixes, camarões e alguns insetos aquáticos. A estrutura que se assemelha a um bico é composta por vários sensores nervosos, que atuam ajudando o animal na hora de identificar suas presas.
 
Por ficar um grande tempo dentro da água, é considerado um mamífero semiaquático. Suas patas semelhantes às patas dos  patos favorecem a sua natação. Além disso, possui algumas dobras de pele que cobrem ouvidos e olhos, bem como uma estrutura que evita a entrada de água nas narinas no momento em que está dando um mergulho.
 
As fêmeas botam entre um e três ovos depois de, aproximadamente, duas semanas que ocorreu o acasalamento. Entre o sexto e décimo dia após a fêmea botar o ovo, os filhotes nascem. Diferentemente da grande maioria dos mamíferos, esse animal não possui mamas. O leite sai através de glândulas que ficam na barriga da mãe. O filhote deverá lamber o leite que sai pelos poros.
 
Uma característica interessante é que os machos produzem venenos, atributo pouco comum no grupo dos mamíferos. Encontrado em esporões nos membros posteriores, acredita-se que o veneno produzido pelo ornitorrinco seja um dos que mais causam dor no homem. Pesquisadores estimam que existam mais de 80 toxinas diferentes na composição do veneno. Felizmente, não é capaz de matar.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários