Foi preso na manhã desta terça-feira, 11, em operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no Complexo do Chapadão, zona norte do Rio, o traficante Ricardo Chaves de Castro Lima, mais conhecido como Fu da Mineira. Ele era rival de Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, traficante morto no último sábado (8) durante ação policial. Fu era procurado e a recompensa por sua captura era de 10 mil reais. As informações são do jornal Extra.
Além de Fu, também foi preso na mesma operação Cláudio José de Souza Fontarigo, o Claudinho da Mineira, que é primo de Fu. Em 2013 dois traficantes haviam fugido do presídio de Porto Velho, em, Rondônia, depois de receberem o benefício de progressão de regime para o semiaberto. Eduardo Luis Paixão, o 2D, e mais outros três traficantes também acabaram presos. Como eles foram apreendidas diversas armas, incluindo uma ponto 50.
Fu da Mineira era chefe do tráfico nos morros da Mineira e do Zinco, integrantes do Complexo São Carlos, região central do Rio. Ele ainda é acusado de ordenar ataques a ônibus e delegacias da cidade no ano de 2009, em ação orquestrada com mais 10 criminosos.
Inimigos, Playboy e Fu combinaram um “cessar fogo” nos morros que dominavam por áudio no aplicativo WhatsApp. “Não estou pedindo trégua pra ninguém, não. Vocês são de uma facção, eu sou de outra. É guerra de sangue. Mas estou aqui para não chamar mais atenção da mídia, pro morador ficar tranquilo, pra criança poder brincar”, diz Playboy. A suspensão dos ataques, entretanto, não valem entre os bandidos. “Aqui ninguém tá rendendo pra ninguém, ninguém tá pedindo paz”, ressalta. “É papo de homem pra parar com esse bagulho de tiro pra lá e tiro pra cá. Se nós tiver que trocar tiros, dez a zero! Nós troca em qualquer comunidade aí, pô. Agora, bagulho de tiro pra lá e tiro pra cá, tá matando morador e matando nossas crianças, não!”
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.