Um centenário em festa


| Tempo de leitura: 4 min
Sede do GCN se transformou em um verdadeiro salão de festas no dia 28 de junho
Sede do GCN se transformou em um verdadeiro salão de festas no dia 28 de junho
Foi um final de semana inesquecível. A chegada do jornal Comércio da Franca à marca histórica dos 100 anos de existência foi comemorada com dois dias de eventos que reuniram milhares de pessoas, entre funcionários, anunciantes, autoridades e leitores que por um século ajudaram o jornal a eternizar em suas páginas a vida e a história de Franca e região. 
 
As comemorações foram abertas na noite do último sábado, dia 27, com um jantar memorável realizado na sede do GCN (que publica o jornal). Para receber os mais de 500 convidados, o prédio onde o Comércio é impresso passou por uma verdadeira transformação. Seu estacionamento deu lugar a um enorme salão de gala que ficou lotado.
 
Coube ao ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon (PMDB), abrir as festividades com uma palestra sobre ética na política e combate à corrupção. “Que emoção poder participar desta data tão significativa. Cem anos de um jornal, cem anos circulando e levando informação. Chegar a uma marca como esta com seriedade e dignidade não é para qualquer um”, disse ele. 
 
Aos 85 anos, Simon tem em seu currículo 60 anos de vida pública, dos quais 32 ele passou ocupando uma vaga no Senado Brasileiro. Durante sua palestra, Simon comentou a situação do Brasil. “Já vi de tudo neste País, mais velho do que eu aqui só o Comércio da Franca. Mas nunca vi uma situação tão ruim. Estamos vivendo o pior momento da história recente do Brasil”, afirmou. 
 
Para o ex-senador, o único caminho para a mudança é a união da população. “Só vejo uma solução: o povo ir para a rua e pedir mudanças já”.
 
Em seu discurso, o diretor- responsável do Comércio Corrêa Neves Júnior agradeceu a presença de todos e falou sobre a estreita relação que existe entre a história do jornal e a história de Franca. “Tudo de relevante que aconteceu na cidade nos últimos cem anos está nas páginas do Comércio”. 
 
Em um dos momentos mais emocionantes do jantar, Júnior convidou seus dois filhos, Julia e João, e o ex-senador para entregar a sua mãe e presidente do Conselho Consultivo do GCN, Sonia Machiavelli, uma homenagem por seus anos de trabalho dedicados ao Comércio. Sonia trabalha como editora do jornal há 43 anos ininterruptos. Mais do que qualquer outra pessoa. Ela recebeu das mãos dos netos um ramalhete de flores e uma placa de agradecimento.
 
Leitores
E como não poderia deixar de ser, em seu centenário, o jornal também fez questão de lembrar os milhares de leitores que ajudaram o Comércio a chegar a um século de existência. Para representá-los, foi escolhido um grupo com mais de 30 leitores que assinam e recebem o jornal todos os dias em suas casas há mais de 50 anos, com assinaturas ininterruptas(veja a lista completa no quadro ao lado). A assinante mais antiga, Maria Antonieta Jacintho, cuja família há 100 anos assina o jornal, foi representada por seu neto Danilo Chedid e recebeu uma placa de agradecimento. 
 
Para encerrar o jantar, foi apresentado um Tributo ao Artista Francano. Seis cantores e bandas se revezaram no palco tocando os mais diversos estilos musicais. A lista contou apenas com artistas francanos. São eles: Beny Chagas, Téti Brigagão, Letícia de Nicola, Zick & Matheus, Banda A3 e Desirê. A festa se estendeu até a madrugada.
 
Especial na praça
As comemorações continuaram no domingo, dia 28 de junho. Às 17 horas, uma missa em ação de graças pelo centenário lotou a Catedral. Logo em seguida, foi a vez das crianças do Coral Esperança, mantido pela Academia de Artes, se apresentarem no palco especialmente montado na Praça Nossa Senhora da Conceição. 
 
Por volta das 19 horas, começou o concerto especial da Orquestra Sinfônica de Franca, comandada pelo maestro Nazir Bittar. Mesclando um repertório com obras da música clássica e canções populares, a orquestra emocionou o público que lotou a praça. 
 
Nem o frio e o vento gelado conseguiram atrapalhar a animação. A cantora Ana Cañas encerrou o fim de semana comemorativo com um show emocionante em que relembrou clássicos do rock mundial e músicas que a remetem à infância e pessoas queridas como seu pai e avó. Logo depois, um bolo gigante com mais de 5 mil pedaços foi distribuído aos presentes. 
 
As comemorações do centenário do Comércio da Franca continuarão até meados do ano que vem. Na programação, estão previstas palestras e apresentações musicais. 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários