2ª sede - Praça Nossa Senhora da Conceição, 49


| Tempo de leitura: 1 min
Praça Nossa Senhora da Conceiçã
Praça Nossa Senhora da Conceiçã
No dia 23 de fevereiro de 1916, fomos juntos com a Casa Mello para a praça central. Eis o endereço fantasma. Não foram encontrados registros da localização exata do logradouro nos documentos oficiais e, muito menos, na memória de francanos daquela época. Mas, com base em fotos antigas, nos baseando nos vizinhos que tínhamos à época, podemos afirmar que nosso segundo endereço ficava na esquina das ruas Monsenhor Rosa e Voluntários da Franca (antiga Jorge Tibiriçá), onde hoje funciona a Casa das Novidades. Também a Prefeitura diz que tudo indica que esse seja mesmo o nosso segundo endereço.
 
Foi nesta esquina que, em junho de 1920, nos tornamos “filhos” da Casa Paiva. Dois anos depois, ainda no mesmo endereço, trocamos de dono novamente e surgiu a Livraria do O Commercio da Franca. Esse nome não ficou bom, né? Pois, é! Vamos mudar. Em duas semanas, rebatizamos de Livraria do Commercio. Está vendo só?!? Ao contrário dos que muitos contaram, não fomos nós que surgimos da livraria, foi ela que emprestou nosso nome.
 
Aqui vale um parêntese: tanto a Casa Mello quanto a Casa Paiva eram livraria, loja de roupa, loja de tudo... E as três, nesta época, vendiam até confete, serpentina, lança-perfume. É... Naquela época lança-perfume apenas era usado para lançar perfume.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários