1915-1965
Assim que fundado o jornal, recebemos nossa primeira visita ilustre. Era Júlio Cardoso, deputado estadual. Registramos assim: “Fomos agradavelmente surpehendidos hontem, pela honrosa visita do sr. dr. Júlio Cardoso, ilustre deputado estadoal e um dos chefes políticos de maior prestígio desta zona. S. ex., que nos visitou em companhia do nosso collega de imprensa sr. coronel Fulgencio de Almeida, teve para comnosco palavras de animação, e que muito nos encoraja para a continuação da nossa espinhosa jornada. Ao Dr. Júlio Cardoso, os nossos agradecimentos e votos de boas vindas”.
Em 1916, receberíamos um federal: “Dr. João de Faria, representante deste districto no Congresso federal”. Em 1920, mais um: “Dr. Veiga Miranda distinguiu-nos com a sua visita (...), notável tribuno e publicista que representa este districto na Câmara Federal”.
1934
Nos visitou Alberto de Oliveira, “o príncipe dos poetas brasileiros”, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Sciencias e Letras de S. Paulo.
Em março de 1949, “recebemos uma figura de marcante projeção nos meios científicos e culturais do Brasil, pois, além de destacado cirurgião, é autor de várias e importantes obras, quer cientificas e culturais, quer literárias: Dr. Renato Kehl. Ele e sua mulher ficaram hospedados na casa de seu sobrinho Dr. Atugasmin Medici Filho, juiz de Direito desta Comarca.”
1958
Recebemos o deputado federal Miguel Leuzzi. Dois anos depois, o também deputado Fernando Ferrari, que se lançara candidato à vice-Presidência da República.
Em 1962, mais duas importantes figuras da política nacional visitam nossa Redação.
19 de agosto: “Acompanhado do dr. José Ribeiro Filho, presidente da Câmara Municipal de Bebedouro e candidato pedecista a deputado estadual, do nosso companheiro dr. Alfredo Palermo e do vereador sr. Rafael Janantônio, esteve ontem à tarde em visita à redação e às oficinas desta folha o ex-ministro do Trabalho, deputado André Franco Montoro”. 22 de agosto: “Viajando de automóvel, chegou às 19.30 hs de ontem a esta cidade o deputado federal Ulysses Guimarães, ex-ministro da Indústria e Comércio do gabinete Tancredo Neves e parlamentar a quem Franca deve a instalação de sua Faculdade de Direito. Hospedado na residência do sr. Continentino Jacintho Silva, presidente do diretório local do PSD, o parlamentar ali recebeu delegações das cidades vizinhas (...) Ontem, às 23.30 hs, apesar do cansaço físico de que dava mostras, o deputado Ulysses Guimarães esteve em visita à nossa redação, gesto com que nos tem honrado sempre que vem a esta cidade”.
Em 1963, o governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, esteve em nossa Redação prometendo a conclusão da rodovia Franca-Araxá.
Em 1º de março de 1931, registramos a visita de Villa-Lobos à nossa Redação:
“Depois de realizar concertos em Ribeirão Preto e Batataes, o conjunto arctístico de Villa-Lobos chegou antehontem, pelo nocturno, a esta cidade. Afim de effectuar aqui o seu recital, vieram, com o maestro Heitor Villa-Lobos, o professor Sousa Lima e senhora Lucilla VilIa-Lobos, pianistas, e Annita Gonçalves, cantora. Contrariamente ao que fora annunciado, não veio a notavel pianista Antonieta Ruíge, que é substituida pelo professor Sousa Lima. Os illustres artistas foram, na estação da Mogiana, recebidos por uma commissão de elementos da sociedade francana entre os quaes notamos exmas. senhoras e senhorinhas, sr. Celso Leite Ribeiro, digno prefeito municipal, autoridades, representantes da imprensa, etc., sendo, em seguida, como hospedes officiaes da municipalidade, acompanhados até o Hotel Francano.”
Em dezembro de 1951, o artista Leporace.
“Esta semana Franca hospedou o nosso amigo Vicente Leporace (foto ao lado e abaixo), elemento da escola do rádio e cinema nacionais, que esteve entre nós acompanhado de sua exma. esposa e filhinhos.
Nessa oportunidade deu-nos o prazer de sua amável visita à redação, onde manteve longa palestra com os redatores e funcionários do jornal, relatando-nos principalmente seu intenso trabalho nos setores radiofônicos e cinematográficos da Capital Bandeirante.
Vicente Leporace, atualmente prestando sua colaboração às Emissoras Unidas de São Paulo, notadamente à Rádio Record, também surgiu no cinema como valoroso intérprete.
Depois de ter sido incluído no elenco de aplaudidos filmes brasileiros, realizou recente contrato com a Vera Cruz, a mais importante produtora nacional, devendo aparecer agora em dois celuloides em preparo: “Nadando em dinheiro”, no qual fará o terceiro mais evidente papel, e “A passionata”, com motivos na conhecida sonata de Beethoven. O primeiro será dirigido por Abilio Pereira e o segundo por Fernando de Barrosi. Agradecidos pela visita.”
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.