Imagine a confusão na cabeça de quem frequentava a Casa Mello, lá no meio de 1915. Uma loja recebe clientes, vendedores... Mas José de Mello resolveu montar ali, junto de uma oficina gráfica, o O Commercio da Franca. O local, então, passa a ser centro de visitação, recebendo políticos, grandes pensadores – naquela época, eram em sua maioria professores e advogados -, artistas e personalidades, as celebridades de hoje.
Um jornal não só divulga informação. Um jornal debate ideias. Difunde conceitos. Quebra conceitos. Daí o interesse de grandes e importantes nomes em visitar a sede de um jornal. Ao longo de 100 anos, centenas de importantes brasileiros passaram pela nossa Redação.
Seja no “puxadinho” da Casa Mello, nos fundos da Casa Paiva ou da Livraria do Comércio. Seja nas acanhadas, apertadas ou adaptadas sedes de outrora, ou no nosso imponente prédio de hoje. Fosse quem fosse, seja quem for a personalidade que passa por Franca, sempre fazem questão de nos visitar. E nós sempre temos muito orgulho em receber e registrar.
Já pensou em receber em sua casa o grande maestro Heitor Villa-Lobos?
Pois é! Também não pensávamos, mas fomos agraciados com sua presença em nossa Redação. E atores da Globo? Muitos estiveram conosco. E o “Sr.
Diretas”? É... Ulisses Guimarães era figurinha fácil entre nós.
Governadores? De São Paulo, dos anos 70 até hoje, todos. Laudo Natel e Geraldo Alckmin nos deram a honra de inaugurar conosco duas de nossas sedes. Recebemos tam´bem presidentes da República. Não no exercício do mandato, mas FHC e Lula já nos engrandeceram com suas presenças.
Vamos então ao nosso livro de visitas?
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.