Para os leitores com mais idade, na casa dos 50 anos ou mais, é fácil se lembrar de como adquirir uma linha de telefone era motivo de comemoração, fosse pelo uso propriamente de alguns, fosse pela possibilidade de uma linha telefônica se converter em renda para outros.
A empresa detentora do serviço em Franca colocava lotes à disposição de novos interessados, mas, em janeiro de 1986, um reajuste de 30% em apenas um mês mostrava os rumos difíceis que norteariam a economia naqueles e nos próximos anos.
Neste cenário, a disputa de cinco candidatos à Prefeitura de Franca mobilizava grupos e acirrava ânimos. Maurício Sandoval Ribeiro tentava sua segunda eleição e tinha a preferência do eleitorado. A novidade no meio de um eleitorado conservador era a presença de Amélia Lazarini, do PCB.
A eleição acontece dentro de um período marcante para os costumes em Franca e no resto do País. A moda entre as mulheres era usar grandes cabelos, encaracolados, a famosa “permanente”. Para os homens, camisas que hoje seriam motivo de piada, com suas estampas desordenadas e cores abusivas eram obrigatórias em qualquer guarda-roupa.
A prova estava no colunismo social da cidade, que destacava o concurso de modelos e manequins, com direito a formatura e entrega de certificados.
Maurício Sandoval consegue seu segundo mandato, ao ficar com 37.058 votos, em uma votação que era conferida manualmente com cédulas depositadas nas urnas.
Em 1992, a Algar Telecom/CTBC lança seu sistema de telefonia celular em Franca, em fase testes.
Ainda em 1992, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga que o Brasil chega à marca de 14 milhões de trabalhadores no mercado informal. A economia nacional, que não ia bem, sofre na região Sudeste mais um baque.
Neste ano, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, participaria de um concorrido comício na praça da Estação, em Franca. Lula veio defender a candidatura à Prefeitura do petista Luiz Cruz. Em sua fala, ele atacou ao presidente Fernando Collor, envolvido em denúncias de irregularidades e que semanas depois renunciaria ao cargo, de “o chefe da quadrilha”, por ser alvo de várias denúncias de corrupção.
Uma geada e uma seca prolongada, que ultrapassou os três meses na região de Franca ,afeta drasticamente a produção de café. As estimativas à época é que das 600 mil sacas previstas para serem colhidas, apenas 250 mil seriam efetivamente aproveitadas.
E para quem pensa que os problemas e disputas políticas em Restinga são um fenômeno recente é bom dizer que, já em setembro de 1994, o prefeito Roberto Robim e seu vice, Fabiano Pucci de Lima, eram cassados por irregularidades cometidas no cargo. O articulador da cassação foi o então vereador Paulo de Oliveira, o Paulo Pitt, que 20 anos depois sofreu o mesmo processo, sendo afastado da Prefeitura da cidade.
Nas eleições majoritárias que aconteceram em 1994, o candidato à Presidência, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, teve ampla maioria de votos, o mesmo ocorrendo com Mário Covas, eleito governador de São Paulo.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.