Basquete cresce para marcar história


| Tempo de leitura: 2 min
Imagem acima ilustrava a capa do Comércio da Franca do dia 21 de janeiro de 1975 e mostrava o time de basquete local durante vitória em jogo contra o Botucatu
Imagem acima ilustrava a capa do Comércio da Franca do dia 21 de janeiro de 1975 e mostrava o time de basquete local durante vitória em jogo contra o Botucatu
No final da década de 1960, as características da população de Franca e região começavam gradativamente a mudar. Acompanhando um movimento que já era notado em todo o Brasil, a população de zonas rurais do município começa a se mudar para a cidade.
 
Para que isso fosse possível, dois fatores podem ser apontados, entre outros, como os principais: a atração que a indústria calçadista de Franca exercia nas famílias e nos trabalhadores de várias cidades e a oferta de novos terrenos em loteamentos que eram lançados com relativa frequência. 
 
Em 1970, os anúncios do Comércio da Franca mostravam que o Brasilândia era o “bairro que a cidade precisava”. Antes, foi a Cidade Nova, mas com mais de uma década entre um e outro. O fato é que no início da década, a oferta de novos terrenos era maior que a demanda existente.
 
Poucos anos antes, a consolidação da Faculdade de Direito de Franca, fundada em 1957, foi importante para tornar a cidade uma referência no ensino de cursos jurídicos. Mas demorou para que a FDF começasse a se estabilizar. Após funcionar em quatro endereços diferentes, apenas em 1966 a instituição passou a ocupar o endereço na Avenida Major Nicácio, onde está até hoje.
 
Em 1969, José Lancha Filho vence a disputa para prefeito, tendo o jornalista José Corrêa Neves como seu vice. É em sua gestão que seria realizada a primeira feira internacional de calçados de Franca, a Francal, que ficaria na cidade até 1982, transferindo-se depois para São Paulo.
 
Nessa mesma época, quando o calçado masculino fabricado pelas empresas de Franca já começavam a ganhar fama, uma paixão local começava ser desenhada. 
 
Apesar de o Franca Basquetebol Clube existir desde 1953, foi com o início da construção do ginásio poliesportivo, em 1973 - e sua inauguração em 1975 - que a cidade deu início à sua vitoriosa trajetória neste esporte, que levou o nome da cidade para o Estado de São Paulo, o Brasil e o mundo.
 
O primeiro título nacional veio em 1971 antes mesmo da conquista do primeiro estadual, que só aconteceu em 1973. Um ano após, a equipe venceu o campeonato sul-americano pela primeira vez, façanha que repetiria em 1975 e em mais quatro edições do torneio.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários