A todo instante somos bombardeados com notícias de corrupção, jeitinho brasileiro, desonestidade, falta de caráter, de moral e de ética. Tem momento em que a pessoa de bem, honesta, sente ‘vergonha’ de o ser. É inadmissível. Nesses momentos de reflexão, principalmente de desilusão, podemos nos socorrer de algumas frases de pensadores. Para Benjamin Disraeli, um político e escritor britânico ‘o momento exige que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas’. A frase é impactante mas verdadeira. Existem situações em que a audácia dos bons fica ‘apagada’ e permite que a dos maus ‘floresça’. Você já usou a sua audácia hoje? Para qual finalidade? Acredito que somos pessoas boas, do bem, mas também acredito que estamos permitindo que algumas poucas pessoas do mal prevaleçam. Então ‘se agimos como vermes não podemos reclamar quando somos pisados’, como dizia Immanuel Kant, filósofo alemão.
Acredito que muitos pensam que precisamos de um herói para dar jeito na política, mas heróis, maioria das vezes são ficção. Então, ‘é infeliz o povo que precisa de heróis’ como dizia Bertolt Brecht, dramaturgo alemão. Concordo com ele. Acredito cada um deve dar sua contribuição para melhorar e corrigir o rumo da situação atual. Não dá para ficar esperando do outro. É preciso agir com intrepidez, sensatez, ética e caráter. Por falar em caráter, gosto de definição de Oscar Wilde, escritor e poeta irlandês: ‘chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O que elas fazem quando ninguém está olhando, chamamos de caráter’.
Nem sempre o silêncio é entendido, embora no não dito, haja inúmeros sentidos. De novo, Oscar Wilde, ‘se você não consegue entender meu silêncio, de nada adiantarão palavras, pois é no silêncio de minhas palavras que estão meus maiores sentimentos’. Alguns canalhas sabem como não dizer o que não querem para conseguir o que querem. Problema no silêncio ocorre quando dá força para triunfar a audácia dos canalhas.
Acir de Matos Gomes
Advogado, professor universitário
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.