“Celestino” quer dizer “do céu”, “celestial”
O papa Celestino V nasceu em Isérnia, Itália. É lembrado como o organizador de uma comunidade de eremitas no monte Morone, conhecida como Ordem dos Irmãos do Espírito Santo ou Celestinos. Eleito papa aos 79 anos, em 1284, logo renunciou ao pontificado, em uma demonstração de profunda humildade. Despindo-se das vestes papais e vestindo o antigo hábito monástico, prostrou-se diante do povo e pediu perdão pelos erros cometidos.
Temendo que o velho eremita lhe criasse dificuldades, Bonifácio VIII, seu sucessor, forçou-o a uma prisão voluntária na fortaleza de Fiumone, onde passou os dez meses restantes de sua vida no mais completo isolamento e abandono.
Oração
Do amigo verdadeiro
Deus, nosso Pai, lembrados de que vosso amor e fidelidade são para sempre, afastemos para longe de nós, hoje, todo pensamento negativo e todo sentimento de tristeza. Tão certo como o nascer e o pôr-do-sol é a certeza de que não abandonais os que em vós esperam. A cada momento, favoreceis nossa vida com novas oportunidades, novas soluções, novos apelos e chamados, novas buscas, novas esperanças. A cada momento renovais nosso ânimo; fortaleceis nossa fé e nos inspirais novos sonhos. Em vós recobramos novas forças e superação. Em vós, o que julgamos perdido é resgatado; o que para o homem é perda torna-se ganho e prêmio. Nossos clamores ouvi; nossas lágrimas consolai e enxugai.
Sois o amigo verdadeiro em que não há decepção nem falsidade. Vós nos conheceis por dentro. Em vós não há fingimento nem engano, nem mentira nem condenação, nem falso julgamento. Sois o Amigo dos homens, o Deus fiel para sempre. Amém.
Os Cinco Minutos dos Santos/J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.