
Após um mês de trabalhos, investigadores da Polícia Civil e da Aeronáutica concluíram preliminarmente que houve quebra de ao menos uma das pás do helicóptero que caiu na grande São Paulo no começo do mês e matou cinco pessoas, dentre elas Thomaz Alckmin, filho do governador Geraldo Alckmin.
A Polícia Civil deverá pedir prorrogação do prazo para concluir as investigações. A hipótese de quebra do conjunto de pás que compõe a hélice principal é uma das linhas de investigação do acidente, acontecido em 2 de abril. A hipótese de soltura da pá foi deixada de lado por hora.
O G1 publicou que a perícia investiga agora o que levou as pás a se quebrarem em pleno voo. Uma parte dos destroços do acidente está no Campo de Marte, onde devem ser montados na tentativa de reconstrução de parte da aeronave. A reconstituição pode dar pistas sobre a possível causa da queda.
Representantes da polícia, da Aeronáutica e do Escritório de investigação e análise da aviação civil francesa visitaram a casa atingida pelo rotor do helicóptero. O engenheiro Ricardo Fuchs, proprietário do imóvel, afirmou que as pás não se soltaram: “Achei um pedaço da pá que estava trincado, quebrado. Mas vi no rotor que prendia as pás que todo o sistema de articulação estava intacto, ou seja: as pás não se soltaram como disseram antes, elas, na verdade, se quebraram”.
Foi apurado que a quebra de apenas uma das pás já poderia desestabilizar a aeronave, danificando as outras pás, gerando instabilidade e perda de sustentação no ar. Os peritos ouvidos pelo G1 disseram que a vibração pode ter feito uma das pás se quebrar no ar, e duas outras teriam então sido danificadas, o que indicaria a colocação da peça de forma inadequada. As possibilidades consideradas incluem erro de manutenção, falha do material ou choque com pássaro.
O auxiliar Odair Condé presenciou os últimos instantes do helicóptero antes da queda: “A hélice saiu e bateu na lateral dele. Aí ele começou a girar no ar alto, girar, girar e caiu lá embaixo”.
O helicóptero pertencia à Seripatri Participações, empresa de investimentos do fundador da administradora de planos de saúde coletivos Qualicorp, José Seripieri Jr. A aeronave havia passado por manutenção preventiva e decolou às 17h02, vindo a sofrer o acidente seis minutos depois.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.