Aprender matemática ficou mais fácil e até mesmo divertido para os alunos da Academia de Artes, ONG mantida pelo GCN e seus colaboradores. No último sábado, a entidade organizou o Dia da Tabuada em que cerca de 80 alunos competiram no jogo “O X da Questão”, que envolve desafios de multiplicação.
O objetivo foi ajudar as crianças que apresentavam dificuldade nas operações matemáticas. “Tenho alunos que sabem fazer o mecanismo do problema, mas não finalizam por não saber multiplicar. É um campeonato saudável e lúdico que vai ajudar as crianças a decorarem a tabuada”, disse a coordenadora da ONG, Sandra Machiavelli do Carmo
Ela ressalta que muitos estudantes recorrem a meios mais fáceis para ter acesso à tabuada, como calculadoras e tabelas prontas, deixando de lado a memorização, que é a melhor estratégia para aprender. “Na hora de se virar sozinho, o aluno precisa ter a tabuada na cabeça. Eu espero que essas crianças aprendam e possam fazer a diferença na escola, na comunidade e na vida”, pontuou Sandra.
O evento durou três horas e contou com 13 vencedores da modalidade “Júnior” e dois da “Desafio”. Todos os ganhadores receberam o jogo para levar para casa, assim como os pais que participaram como monitores no dia.
Até os mais novos, que ainda estão aprendendo noções básicas de matemática, puderam participar. Foi disponibilizado um material de colorir com números e ilustrações divertidas.
Daqui a três meses será realizado um novo Dia da Tabuada na Academia de Artes, quando será avaliado o resultado desta primeira edição. Até lá as crianças poderão treinar com os jogos que ficarão disponíveis nas aulas da ONG.
Multiplicando sorrisos
O Dia da Tabuada foi marcado por animação e alegria. Sentadas em grupos, as crianças se esforçavam para lembrar o que haviam estudado e acertar os desafios do jogo. “Estou animada com o jogo. Gosto de matemática e quero ganhar”, disse Bárbara Soares Ferreira, 10, que faz balé, judô e capoeira na ONG.
Para os pais, a estratégia de aprender brincando trará benefícios para a aprendizagem das crianças. “Acho muito importante esse tipo de jogo, minha filha estudou para se preparar, então, isso vai ajudar na escola”, disse a mãe de Bárbara, a dona de casa Keila de Paula Soares, 41.
Pais e voluntários da Academia de Artes também contribuíram para a realização deste dia. “Decorar significa manter no coração e as crianças têm perdido a capacidade de memorizar com as novas tecnologias. Nas minhas aulas, já incluo o lúdico, então achei excepcional essa iniciativa”, disse o voluntário José Reinaldo do Carmo.
O jogo
O jogo foi criado pelo marceneiro aposentado Hermenegildo Garcia e desenvolvido em parceria com seu filho, o publicitário Fábio Tadeu Garcia. “O objetivo é levar o lúdico para o ensino, para que as crianças, ao brincar, tenham o prazer de aprender”, disse Fábio Garcia, que esteve presente no evento na Academia de Artes.
De um início com peças improvisadas feitas com pedaços de madeira, o jogo agora já ganhou design moderno e evoluirá ainda mais. “Tive a ideia de criar um aplicativo que interage com o jogo físico em uma tecnologia de realidade aumentada”, disse o publicitário.
A ideia pode ser conhecida no site www.aprendatabuadabrincando.com.br. O “X da Questão” também está disponível nas lojas de brinquedo da cidade. Para cada jogo que é vendido, um é doado para uma instituição de crianças carentes.
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