Com 40 anos de existência, a escola particular Toulouse-Lautrec foi comprada pela ex-coordenadora de Iniciação Científica da Unifran, a advogada e pedagoga Maria Teresa Segantin Ludovice. A Toulouse era administrada pelas sócias Ana Regina Contart, Isabel Cristina Zinader e Marta Maria de Campos Figueiredo. Boatos sobre a transação existiam desde o ano passado, mas, somente agora, a mudança foi confirmada.
Maria Teresa assumirá a escola em junho deste ano. Os pais de aluno estão sendo comunicados gradativamente, por meio de cartas enviadas pelos Correios. Desde meados do ano passado, a educadora já integrava a direção da escola e foi uma das responsáveis por fundar o ensino médio, que começou neste ano.
A mudança no método de ensino é uma das preocupações entre os pais de alunos. A Toulouse é conhecida por oferecer atividades diferentes ligadas a arte, cultura e contato com meio ambiente.
“Tenho três filhos estudando aqui, eles gostam muito da escola, então gostaria que continuasse o mesmo padrão”, disse a dona de casa Leci Fernandes, 36.
A nova proprietária afirmou que o perfil da escola será mantido. “Nossa linha de ensino, o construtivismo, não será mudada. Há 12 anos trabalho com essa metodologia. Também vamos manter o corpo docente”, afirmou a nova gestora.
De acordo com Maria Teresa, no construtivismo, a criança participa do processo de aprendizagem junto com o professor, o conhecimento não é imposto.
Maria Teresa disse que a decisão de assumir a Toulouse foi motivada por seu gosto pelo setor da educação e sua admiração pelos métodos da instituição.
Já a razão da venda da escola, de acordo com ela, é que as sócias tradicionais já estavam cansadas da rotina de administradoras.
Na correspondência enviada aos pais de aluno, é confirmado esse desejo de descanso das gestoras. Na carta, elas sinalizam que a negociação foi um processo delicado de “dias difíceis, duros, conflituosos”.
A reportagem do Comércio entrou em contato com a escola para entrevistar alguma das três sócias, mas foi informada, pela nova proprietária, que elas não iriam se manifestar sobre o assunto.
A escola possui 620 alunos matriculados e oferece do ensino infantil, a partir de 1 ano e 6 meses, até o médio.
Novas instalações
A partir de junho, uma nova ala para o ensino médio começará a ser construída, anexada ao prédio da Toulouse. Por enquanto, a unidade tem uma sala de aula, com o 1º colegial. Em 2016 serão quatro salas com os demais anos do ensino médio. Também haverá laboratórios e áreas de convivência.
“Acho importante que o aluno possa se formar integralmente pela Toulouse. O ensino médio vem para coroar todo trabalho feito anteriormente”, disse Maria Teresa Ludovice.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.