Já estou imaginando a “segunda prefeita”, assessores comissionados e vereadores aliados batendo palmas e olhando orgulhosos para o prefeito. Será anunciada hoje à noite a grade de shows da Expoagro. Após dois anos de ausência, artistas conhecidos vão voltar a se apresentar no Parque “Fernando Costa”. Mas, se dependesse só da vontade de Alexandre Ferreira (PSDB), não haveria show algum, apenas vaquinhas. O retorno da festa mais aguardada pela cidade foi uma imposição da população. Maio de 2013. Cinco meses após assumir o cargo, Alexandre fez o lançamento da sua primeira Expoagro na condição de prefeito. Acostumados com artistas consagrados, o público teve de se contentar com o FestCultura, uma reunião de atrações locais de gosto duvidoso. “A Expoagro deste ano traz uma mudança de postura, um ajuste de comportamento. A exposição técnica vai ficar mais forte e o FestCultura veio para ficar. Quem quiser, vai fazer show em outro lugar. Grandes feiras no país não têm mais shows e Franca está neste caminho”, disse ele. Em seguida, justificou assim sua decisão de banir a apresentação de cantores famosos: “Antes muitos criadores desistiam de vir, de trazer suas vacas por medo dos shows”. Não há registro de fiasco maior do que o tal FestCultura. O público não apareceu e os comerciantes viram seus produtos encalharem. O prejuízo causado aos cofres públicos na edição de 2013 foi de quase meio milhão de reais. Além disso, o prefeito sofreu uma enxurrada de críticas por não ter conseguido fazer uma festa que prestasse. Como o desgaste na imagem foi grande, Alexandre deixou a preocupação com as vacas de lado, recuou e vai ter que engolir os shows que queria ver longe da Expoagro.
Final previsto: Quem espera uma punição rigorosa para Luiz Vergara (PSB) precisa começar a se conformar. A pizza já está no forno. O governo municipal tem interesse no caso e articula para que o Conselho de Ética, formado por três vereadores da base, não pegue pesado com o líder do prefeito. A expulsão está completamente fora de cogitação. Como uma simples advertência seria mais uma tapa na cara do povo, é possível que o vereador seja suspenso, talvez, por 60 dias. Também poderá ter que deixar as comissões e o lugar de segundo secretário na mesa.
Panelaço: Vergara participou da negociação salarial entre Prefeitura e servidores ontem. Como é de casa, parou seu carro, com o adesivo “somostodosvergara”, no estacionamento da Prefeitura. Quando saiu, teve encontro inevitável com trabalhadores que protestavam do lado de fora. Foi vaiado e ouviu gritos de fora!
Oi, oi, oi: A Câmara aprovou projeto que torna o amendoim do Jubileu patrimônio cultural e imaterial de Franca. A proposta foi apresentada por Valéria Marson (PSDB).
Amanhã ele paga: Recebi e-mail esta semana de um jornalista de Itararé (SP) pedindo ajuda para localizar um candidato a deputado por Franca derrotado nas eleições passadas. Contratou cabos eleitorais e serviço de som, mas não viu a cor do dinheiro para pagar. Prejuízo de R$ 3,9 mil.
Não precisou nem bater: O ministro da Educação, Cid Gomes, caiu ontem. Ele foi convocado pela Câmara dos Deputados para explicar declaração, dada por ele em uma universidade, de que deputados querem que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais. No lugar de desculpas, disse que deputados oportunistas deveriam sair do governo. Antes mesmo de deixar a casa, sua queda já havia sido anunciada. Para evitar ser escorraçado do governo federal, Cid se antecipou e pediu demissão.
Edson Arantes
jornalista - edson@comerciodafranca.com.br
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.