Imagine uma geladeira com porta de vidro e dentro dela dezenas de livros. Imagine agora, abrir a porta e poder levar para casa, sem burocracia, um dos títulos dispostos nas prateleiras. A partir do próximo dia 12, essa cena se tornará realidade com o lançamento do Projeto Roda Livro em Franca. A geladeiroteca, como está sendo chamada, ficará no Franca Shopping e vai disponibilizar gratuitamente diferentes títulos de livros para empréstimo à população.
A ideia partiu das amigas Rita Silvestre Moscardini e Elaise Mello Barbosa com o objetivo de incentivar a leitura e fazer com que os usuários tenham acesso aos exemplares de forma gratuita e que devolvam após a leitura, possibilitando a circulação.
Segundo Rita, que é médica dermatologista, foi durante uma viagem ao exterior que ela conheceu um projeto semelhante, realizado em um ponto de ônibus, e se interessou pela iniciativa. Ao pesquisar sobre, descobriu que a proposta também já é adotada em outras cidades brasileiras. “Gosto de ler, tenho um grupo de leitura e com o auxílio de Elaise, que é escritora, resolvemos montar o projeto em uma geladeira usada, que foi doada pela Sorvetes Perfetto”.
A geladeira foi customizada e nos próximos dias será colocada em um dos corredores do Franca Shopping onde poderá ser utilizada por adultos, jovens e crianças no horário de funcionamento do centro de compras. “Escolhemos o shopping para esse projeto piloto pois foi aberta essa oportunidade por meio da Vanessa Nery, a superintendente, e por ser um local seguro e com grande circulação de pessoas”.
Como será
Rita explica que o funcionamento do projeto é simples e não haverá necessidade de fazer cadastro. Para ter acesso a um livro, basta o leitor abrir a geladeiroteca e pegar o título de sua preferência. “É livre e um exercício de cidadania e educação. Estamos confiando que as pessoas irão devolver o livro para o projeto funcionar”. Entre as obras, há exemplares novos e antigos, além de clássicos da literatura nacional e estrangeira.
O tempo de permanência com o livro ficará a critério da pessoa, porém as idealizadoras pedem que seja o mais breve possível para outros usuários terem acesso à obra. Após a devolução de um livro, o leitor poderá pegar outro emprestado, sem que haja um intervalo entre os empréstimos.
Todos os detalhes sobre o funcionamento do projeto, que terá patrocínio da Unimed, estarão carimbados na contracapa do livro e adesivados na geladeiroteca. Nos livros haverá ainda carimbos alertando que o livro faz parte do projeto e não tem valor comercial.
Além de serem incentivados a devolver o livro no local depois de lidos, os usuários também poderão doar outras obras para o projeto. Uma gaveta será aclopada à geladeira para receber as doações. Até essa última semana, o Roda Livro possuía mais de 300 exemplares doados. “A nossa expectativa é ter no futuro mil livros rodando. Quanto mais livros tivermos, mais geladeirotecas poderemos montar na cidade”, disse.
Enquanto a geladeiroteca não estiver em funcionamento, interessados em fazer doações podem entregá-los até a administração do Franca Shopping, no consultório da médica (rua Couto Magalhães, 1417), na academia Spaço Saúde (rua José Salomoni, 495) ou ainda na farmácia Drogafarma do Centro e da rua Francisco Marques. Para a doação, não é preciso que o livro seja novo, apenas que ofereça boas condições para leitura.
Futuro
Após a implantação do projeto piloto, Rita Moscardini disse que pretende promover ações ao lado da geladeiroteca com a presença de autores francanos e contadores de histórias. Caso a repercussão seja positiva e as doações em grande quantidade, as idealizadoras planejam espalhar outras unidades da geladeiroteca pela cidade, como no Terminal de Ônibus.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.