Os lêmures são mamíferos conhecidos por seus grandes olhos e por ter o corpo parecido com o dos macacos. Pertencem ao grupo de animais chamados primatas, como os lóris, os társios e os macacos. Existem dezoito espécies, ou tipos, de animais da família dos lêmures. E outras cinquenta espécies aparentadas, incluindo os lêmures-anões, os lêmures-camundongos, os lêmures-coalas, os indris e os aiais.
Os lêmures são encontrados apenas nas ilhas de Madagascar e Comores, ao largo da costa leste da África. A maioria vive em árvores nas florestas, mas o lêmure cujo rabo tem formato de argola mora nas áreas rochosas.
A maioria dos lêmures tem rosto parecido com o das raposas e longas patas traseiras. Medem de 6 a 70 centímetros de comprimento: o menor é um tipo de lêmure-camundongo e o maior, o indri. Isso não inclui o rabo. Em alguns casos, o rabo encorpado é mais longo que o corpo. O indri, no entanto, possui rabo muito curto. Só quem tem rabo listrado é o lêmure de rabo em formato de argola. A maioria dos lêmures tem uma pelagem lanuda, que pode ser avermelhada, cinza, marrom ou preta.
Os lêmures são mansos e costumam ser animais sociáveis. Algumas espécies vivem em grupos de dez ou mais indivíduos. A maioria é ativa à noite e dorme durante o dia. Podem comer frutas, folhas, brotos, insetos e pequenas aves, além de ovos de aves.
Várias espécies de lêmures estão ameaçadas de extinção, porque seu habitat foi sendo destruído, devido ao corte de árvores nas regiões em que viviam.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.