A Escola Samaritano divulgou em alguns outdoors espalhados pela cidade, um deles na avenida Hélio Palermo, notícia sobre o prêmio recebido por sua participação no Jornal Escola 2014, instituído pelo GCN. O programa de uso de jornal na sala de aula busca, entre outras propostas, incentivar a leitura e a escrita, bem como a perfeita compreensão de texto, através do noticiário impresso. O Samaritano ficou em primeiro lugar no concurso que avaliou jornais elaborados por professores e alunos. Os três melhores exemplares, escolhidos por editores do Comércio da Franca, foram premiados em noite festiva em dezembro.
“Este outdoor representa uma forma de reconhecimento da escola ao êxito dos seus alunos e ao trabalho de participação dos professores envolvidos”, disse a diretora pedagógica da escola, Elisa Reis.
A idealizadora do programa e presidente do Conselho Consultivo do GCN, Sonia Machiavelli, ficou gratificada com a iniciativa. “A divulgação é uma forma de conferir ainda maior visibilidade à conquista dos alunos e também ao trabalho de parceria fértil entre educadores e o jornal Comércio da Franca”, afirmou.
Os jornais produzidos pelas escolas resultam do trabalho desenvolvido ao longo do ano, por meio de oficinas e atividades que acontecem no Auditório “Jornalista Corrêa Neves”, na sede do GCN. Em 2014 foram realizadas 16 oficinas abordando técnicas pedagógicas de uso do jornal para entendimento e criação de texto a partir da leitura do noticiário. A proposta, que vem sendo desenvolvida em várias cidades brasileiras, na Europa e nos Estados Unidos, busca formar o leitor do futuro, desenvolver o senso crítico, despertar o senso de cidadania para participação na vida democrática.
O prêmio recebido pelo Instituto Samaritano foi uma TV de 32 polegadas. Em segundo lugar foram premiadas as unidades I e II da Fundação Pestalozzi, que receberam, por um trabalho conjunto, um notebook Positivo. Em terceiro lugar, ficou a Escola Estadual “Lina Picchioni Rocha”, que ganhou um tablet Dell.
Os vencedores também receberam um kit de livros para as bibliotecas das unidades. Ao todo, 32 escolas parceiras e 48 professores participaram do programa Jornal na Sala de Aula em 2014. As inscrições para a edição 2015 logo serão abertas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.