Os pandas vivem nas florestas das regiões montanhosas do sudeste da China. Esta região é seu habitat natural. Eles vivem em cavernas e no oco de árvores, ou seja, em lugares protegidos da natureza. Também são conhecidos como urso felino, urso de faixa e gato ursino.
Apesar de serem carnívoros, alimentam-se principalmente de folhas e brotos de bambu. Comem também alguns insetos e ovos como fontes de proteínas. Só mesmo quando não conseguem se alimentar de vegetais, ou seja, quando estão muito famintos, é que atacam pequenos animais.
Possuem um comportamento dócil, tranquilo e tímido. São raros os casos em que um urso panda atacou um ser humano. E ao contrário de outras espécies de ursos, os pandas não hibernam quando chega o inverno.
Durante a fase da primavera ocorre o acasalamento, sendo que os filhotes, geralmente dois, nascem no fim da próxima estação. A gestação dura de 7 a 9 meses. Os filhotes nascem com 2 quilos. Um urso panda adulto mede cerca de 1 metro e meio. Pode chegar a 150 quilos. Suas patas possuem cinco dedos. Vivem normalmente 12 anos. Seus dentes e mandíbulas são muito fortes para poderem triturar os brotos de bambu que constituem seu alimento básico.
Esta espécie encontra-se em situação de extinção provocada, principalmente, pela baixa taxa de natalidade, ou seja, nascem cada vez menos ursinhos. Também a caça indiscriminada no passado causou destruição relevante. A destruição das florestas onde vivem é outro fator de diminuição do número de espécies.
A reprodução em cativeiro ocorre em diversos zoológicos e centros de pesquisa animal espalhados pelo mundo. Dentre os bichos que povoam os zoológicos, o panda é um dos mais apreciados pelas crianças.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.