Você já ouviu falar de Malala? Ela é paquistanesa e seu nome completo é Malala Yousafzai . Mas o mundo inteiro a conhece por Malala. Tem apenas 16 anos e ganhou em 2014 o Prêmio Nobel da Paz. Sabe por quê? É que aos 12 anos ela desafiou um grupo chamado Talibã e continuou indo à escola, um direito negado às meninas do lugar onde vivia, lugarejo no Vale do Swat, no Paquistão. Os talibãs acham que mulheres não têm de estudar e são seres inferiores. Indignada, Malala não acatou as ordens dos talibãs e incentivou suas colegas, meninas de sua idade, a continuar frequentando as aulas. Sabem o que aconteceu? No dia 9 de outubro de 2012, quando entrava num ônibus que a conduziria à escola, foi baleada no rosto, ficou em estado gravíssimo.
Jornalistas indignados com tamanha covardia da parte dos talibãs, estamparam a notícia que rodou o mundo. Cantores, músicos, artistas, escritores, alguns políticos se juntaram às vozes que gritavam contra a tentativa de calar Malala. E chamaram a atenção do mundo para o que acontecera. Então houve uma intervenção de autoridades inglesas e a menina foi transferida em estado grave para Londres. Ali recebeu tratamento rigoroso e apesar de algumas sequelas, como surdez total de um ouvido e imobilidade do lado esquerdo da face, recuperou-se. Pensam que ela ficou amedrontada? Nada disso. Assim que conseguiu retomar sua vida, passou a viajar pelo mundo, contar sua história e pedir atenção de todos para o que acontece nos lugares onde existe preconceito contra as mulheres. Por sua recusa em permanecer em silêncio, por sua luta pelo direito à educação, por ser um símbolo de protesto pacífico, Malala recebeu um importante prêmio- o Nobel da Paz.
Malala tem contado com a ajuda da jornalista inglesa Cristina Lamb em seus deslocamentos . Juntas escreveram o livro Eu sou Malala, que você já pode encontrar nas livrarias de nossa cidade. Luciano Huck, o apresentador de televisão, assim se expressou na capa do livro: “A vida de Malala é inspiração pura. Nos leva a refletir e sair de nossa zona de conforto. Uma sobrevivente que por muitos anos vai ajudar o mundo a deixar viva a luta pelos direitos humanos em qualquer lugar do planeta.”
No último dia 10 de outubro, uma sexta-feira, o comitê que escolhe o ganhador do Prêmio Nobel anunciou oficialmente a entrega do prêmio à Malala “pela sua luta contra a repressão a crianças e jovens e pelo direito de todos à edu ação”. Com isso, Malala é a mais jovem ganhadora de um Nobel na história. Antes dela, o mais jovem era o físico australiano Lawrence Bragg, que ganhou o Nobel de Física em 1915, aos 25 anos.
O que é talibã?
O Talibã é uma milícia, ou seja, um exército informal, que atua no Afeganistão e no Paquistão. Os soldados dessa milícia são conhecidos como talibãs. A milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994, após a ocupação do Afeganistão pelos russos, entre 1979 a 1989. Os talibãs são em sua maioria de etnia (raça) pashtum. Pertencem à religião islâmica, seguem os ensinamentos do profeta Maomé, que morreu no ano 632 depois de Cristo. A milícia talibã invadiu a capital do Afeganistão, Cabul, e tomou o poder, governando o país de 1996 até a chegada dos americanos, em 2001. Apesar de ter sido destituído do governo formal, o grupo continuou sendo influente e ativo. O objetivo dos talibãs é recuperar seu território e expulsar os invasores- americanos e europeus. Para tentar desestabilizar o inimigo, o grupo utiliza táticas de guerrilha e ataques de homem-bomba. A característica principal do grupo é sua interpretação muito rígida dos textos islâmicos (o Alcorão), que acreditam terem sido ditados por Alá (Deus) a Maomé. Assim como os cristãos observam os ensinamentos da Bíblia, os islamitas ou muçulmanos observam as orientações do Alcorão. Os talibãs condenam a cultura ocidental. Obrigam as mulheres ao uso da burka, um manto que cobre todo o corpo, deixando apenas uma fresta para os olhos. E são contra a alfabetização das meninas.
O que é Prêmio Nobel da Paz?
N fo ano de 1895 o sueco Alfred Nobel, que se tornara famoso por ter inventado a dinamite, criou o Prêmio Nobel por iniciativa própria. Ele queria oferecer um prêmio de grande notoriedade a todos que realizassem alguma contribuição para o bem da Humanidade. As áreas específicas selecionadas foram inicialmente Química, Medicina, Física e Fisiologia. Depois vieram as áreas de Literatura e Paz. O Prêmio Nobel da Paz é atualmente atribuído em Oslo, capital da Noruega. Uma comissão de pessoas notáveis é escolhida para eleger o ganhador. O Prêmio Nobel da Paz é oferecido à pessoa que tenha realizado durante o ano o melhor ato ou ação pela paz e fraternidade mundial; lutado pela redução das guerras ou se esforçado para manter os tratados de paz entre as nações. Este prêmio é também atribuído aos que se envolvem e participam de projetos cuja temática seja a solução de problemas que atingem alguma região do planeta e do interesse de toda a Humanidade. É o caso de Malala, que ao chamar a atenção para um fato grave, fez com que os olhos do mundo inteiro se voltassem para seu país, o Paquistão, vítima das milícias talibãs. A partir daí, ela inspirou aqueles que também lutam pelo direito de homens e mulheres à educação.
NOTA: No dia 16 de dezembro último, talibãs entraram numa escola do Paquistão e mataram mais de 160 pessoas, a maioria delas crianças que ali estudavam. Como Malala.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.