Um jovem de 19 anos atropelou, na madrugada do último domingo, 28, pelo menos 15 pessoas que participavam de uma festa popular em São Tomás de Aquino (MG). O atropelamento em massa ocorreu após o motorista ultrapassar um cavalete, que interditava a via onde acontecia a festa, e avançar com o carro sobre o público. O motorista, identificado como Cláudio Mumic Neto, é morador de São Sebastião do Paraíso (MG) e dirigia uma Fiat Strada de cor branca, com placas de Franca. Ele foi preso em flagrante e as vítimas socorridas para o Pronto Socorro de São Tomás e para a Santa Casa de Paraíso.
Segundo o delegado titular de São Tomás, Rodrigo Bittar, muitas pessoas participavam, na noite de sábado, 27, da tradicional festa de congada da cidade. Por motivos ainda a serem apurados, Mumic pegou o veículo e, em alta velocidade, arremessou o cavalete e passou em meio ao público atropelando várias pessoas que estavam no evento. Ele só parou após perder o controle do veículo e bater em três carros que estavam estacionados em uma rua próxima.
“A festa de congada é uma das mais tradicionais da cidade e reúne centenas de pessoas. Elas participavam das comemorações na rua, que estava interditada com cavaletes, quando foram surpreendidas”, disse o delegado, que começou ontem, 29, a ouvir as testemunhas e pretende concluir o inquérito em dez dias. Antes, ele ainda aguardará o laudo da perícia que indicará qual era a velocidade do veículo no momento do acidente. “De acordo com as testemunhas já ouvidas, a velocidade em que o carro passou é incompatível com o permitido para a rua”. Por conta do ocorrido, a festa de congada foi cancelada.
Após o atropelamento, o motorista tentou fugir, mas acabou contido por populares que começaram a agredi-lo. Policiais militares da cidade estiveram no local, contiveram os ânimos e prenderam Mumic em flagrante. Ele apresentava, segundo a polícia, sinais de ingestão de bebida alcoólica, porém se recusou a fazer o teste de bafômetro. Na carroceria da camionete, os policiais encontraram um barril de chope.
As vítimas
Das 15 vítimas atingidas, oito ainda permanecem internadas em Paraíso com fraturas, sendo duas em estado grave. Entre elas, há uma criança. As demais tiveram ferimentos leves, receberam atendimento e foram liberadas. Segundo imagens das câmeras de segurança de um supermercado das imediações, o motorista desceu a rua com os faróis apagados e por pouco não atingiu mais pessoas na comemoração.
Para o delegado, ao dirigir embriagado o motorista assumiu eventualmente o risco de causar mortes e por isso, até o final das investigações, poderá ser indiciado por tentativa de homicídio doloso eventual ou consumado. “Após a polícia chegar, o motorista acabou conduzido em flagrante até o delegado de plantão que o autuou por lesão corporal e embriaguez ao volante, mas isso ainda pode ser mudado. Pretendemos saber se foi negligência, imprudência ou mesmo se foi de propósito, se ele tinha algum alvo específico. Isso tudo, ainda temos que apurar”. A Polícia Civil também não sabe se Mumic participava das festividades.
O motorista está preso no Presídio de São Sebastião do Paraíso, depois de ter sido atendido na Santa Casa da cidade.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.