Para muitas pessoas, o feriado desta segunda-feira, oito de dezembro, se apresenta na forma de descanso, pausa para a correria diária, tanto melhor por cair numa segunda-feira. Mas para uma parcela significativa da população de Franca, a data tem uma carga de especial representatividade, quando se homenageia o Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora Imaculada Conceição.
São muitos os religiosos e leigos devotos da santa, assim como são muitas as paróquias católicas que adotaram essa denominação em todo o Brasil. Desta maneira, os aspectos religiosos, dogmáticos e históricos sobre o tema são de discussão quase infinita.
Ao procurar por informações sobre a origem da paróquia da Catedral e porque Imaculada Conceição foi escolhida a padroeira de Franca, padre José Geraldo Segantin explicou que a devoção começou com os religiosos que vinham, por volta de 1804, esporadicamente à freguesia de Franca para aqui rezar missas.
Os padres eram oriundos de São João da Boa Vista, que tinha Imaculada Conceição como adoração. Em 1971, quando o papa Paulo VI criou a diocese de Franca, a santa foi ratificada como a protetora da cidade. Nossa Senhora da Imaculada Conceição é, de acordo com a igreja, um dogma católico, que significa a concepção da Virgem Maria sem manchas, sem pecado. Para os que acreditam, significa dizer que a mãe de Jesus foi mantida por Deus afastada do pecado, cheia de graça.
As comemorações da segunda-feira remontam há séculos na história. O oito de dezembro foi definido pela igreja de Roma em fevereiro de 1476, pelo papa Sisto IV. Quatrocentos anos depois, em 1854, uma bula papal de Pio IX instituiu definitivamente o dogma de Nossa Senhora neste dia.
Dom Diógenes da Silva Mattes, bispo emérito de Franca, tem todas as datas na cabeça e as cita espontaneamente durante uma breve conversa que teve com a reportagem do Comércio na casa episcopal em que mora atualmente.
Quatro anos depois do documento de Pio IX, disse o bispo, a religiosa Bernardete de Soubirous, então com 14 anos, afirmou que havia presenciado a aparição de uma imagem que se autodenominou ‘Imaculada Conceição‘.
De família pobre, o anúncio da jovem logo encheu de dúvidas os padres de Lourdes, na França, local do acontecimento, hoje um santuário mundialmente conhecido. Pediram, então que ela perguntasse o nome, caso a imagem se revelasse novamente.
Foi quando, em momento posterior, a aparição deu como resposta à pergunta de Bernardete: ‘eu sou a Virgem Maria‘.
Para dom Diógenes, a devoção à santa reflete a importância que ela tem para os fiéis católicos no mundo todo.
Já de acordo com o pároco responsável pela Catedral de Franca, padre José Geraldo Segantin, a comemoração do oito de dezembro é uma das mais importantes do calendário da Igreja Católica. O dia de celebrações consta do Código de Direito Canônico e é mundialmente reconhecido.
A importância é tamanha para fiéis e integrantes da igreja que neste dia todo papa sai do Vaticano e vai até a Praça de Espanha, no centro de Roma, onde foi erguida, em 1857, uma coluna com a imagem da Imaculada Conceição posta no alto. “Neste local, cercados por uma multidão, todos os papas desde essa época vão orar e depositar flores, o que mostra como a santa é reverenciada”, disse Segantin.
Em Franca, a imagem principal no interior da catedral, logo sobre o altar principal, foi trazida por entre 120 e 130 anos atrás, por padres espanhóis que vieram trabalhar aqui. Os dados precisos constam do livro tombo da igreja, que em dezembro do ano passado completou cem anos de existência.
Ela teria sido comprada por meio de uma campanha feita pela comunidade e doada à paróquia. Esculpida em dois troncos de madeira, até por volta de um metro de altura, a estátua, de 1,50 m é oca. Em sua fabricação e composição de adornos foram usados tecidos, gesso e algodão e folhas de ouro.
Ao ser trazida para Franca, os fieis colocaram na base uma tábua de madeira para ajudar em sua fixação no andor, durante as procissões. Poucos anos atrás, o Corpo de Bombeiros ajudou na remoção da imagem sobre o altar para retirada dessa madeira, que não fazia parte do projeto original e estava tomada por cupins. No restante da estátua nenhum dano foi detectado, o que para o padre Segantin mostra a qualidade do trabalho e do material empregado.
Celebrações
O calendário em comemoração à Imaculada Conceição começou na sexta feira com o início do ‘tríduo‘, três dias de celebrações solenes. Durante quatro dias, culminando na segunda-feira, quatro bispos rezarão missas na catedral. Virão de Bragança Paulista, Limeira e São Paulo, terminando com o bispo de Franca, dom Paulo Roberto Beloto.
A IMAGEM
• A estátua de Franca da padroeiratem 1,50 metro de altura
• Foi esculpida sobre duas toras de madeira
• É oca até pouco acima da cintura
• Os cabelos e enfeites foram feitos em algodão
• Partes visíveis na anatomia são em gesso
• Alguns adornos, como flores, são de tecido, assim como o manto
• Detalhes da escultura foram cobertos com folhas de ouro
A Virgem Maria é reconhecida em algumas obras do Islã, tratada como “Tanirah, aquela que foi purificada”, conforme passagens do Corão. Já protestantes contestam veementemente sua importância, recusando o título de “virgem sem pecados” ou “senhora”.
O DOGMA
No documento Ineffabilis Deus, de 8 de dezembro de 1854, o papa Pio IX institui oficialmente Imaculada Conceição como dogma da igreja. Na bula é possível ler: “Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original. Essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis”.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.