
Como muitos já deduziam, a resposta é sim!
O maior propósito da pílula contraceptiva é de inibir a ovulação, processo que ocorre 14 dias antes da menstruação.Neste período acontece também a liberação de um hormônio chamado estrógeno e o segundo chamado progesterona.
O primeiro, meninas, é considerado o responsável pelo aumento de nosso apetite. E, neste caso, a consequência é o aumento de peso, mas de modo algum é fator direto no aumento dos ponteiros na balança. Mas, além disso, existe um “leque” de causas e diagnósticos.
Já a nossa segunda protagonista, a progesterona, está ligada ao aumento da retenção de líquidos corporais e pode até reduzir seu rendimento nas atividades físicas.
Um estudo realizado por uma Universidade no Texas publicou a informação de que a pílula anticoncepcional pode sim diminuir o ganho de massa magra.
O estudo foi realizado com mulheres de faixa etária de 18 a 31 anos de idade. Durante um período, elas realizavam treinos regulares e dieta rica em proteínas.
O resultado geral foi a conclusão segundo estudiosos que as moçoilas que utilizavam o método contraceptivo reduziram sua evolução ao ganho de massa muscular em relação ao grupo de “moçoilas” que não utilizavam a pílula.
Para que vocês compreendam melhor e de forma clara, o processo funciona da seguinte maneira:
Quando ingerimos a pílula contraceptiva, nosso corpinho reduz, não só a produção de estradiol, como do hormônio progesterona, e, por sequência, testosterona. Como o nível de testosterona no organismo feminino costuma já é baixo por obra da santa natureza, que nos quis meigas e femininas, esta redução pode causar falta de energia e disposição, redução da função sexual e catabolismo da massa magra. E termina ainda por aumentar os níveis do tão toxico e temido cortisol (mas calma, vamos ter um post todo só para falar deste hormônio). Ufa!
Segundo especialistas, a saída meninas, será ir ao médico de seis em seis meses para solicitar exames que irão dizer como anda a dosagem destes hormônios tão importantes. Se a dosagem estiver baixa, é possível complementar a falta deles por meio de medicamentos fitoterápicos.
A procura por um profissional nutricionista especialista também deve ser feita, pois a junção de fitoterápicos e de uma dieta equilibrada vem demostrando um significativo avanço em minhas consultas diárias.
A outra super informação moçoilas é de que aquela máxima que o anticoncepcional ENGORDA acaba de cair por terra. NÃO EXISTEM ainda estudos que comprovem a influência do contraceptivo no aumento direto no peso e gordura corporal.
Enfim, só posso me recordar da menção que uma professora muito querida que tive na universidade explanou em meio a sala de aula quando uma moça perguntou sobre esta questão: “se engorda ainda não sabemos, mas uma GESTAÇÃO não programada pode sim gerar um AUMENTO de peso infimamente maior”, rs!
Portanto, meninas, procure um bom médico, escolha a melhor opção contraceptiva e não deixe de focar nos seus treinos e na dieta!!!
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.