‘Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão?’
(Jr. 12.5)
Os grandes vencedores que nesta terra já passaram, associados aos que ainda estão a vencer as batalhas de cada dia, foram e continuam sendo constituídos por homens e mulheres frágeis, mas que ousaram acreditar que era possível vencer. No texto em destaque, Deus encoraja o profeta Jeremias e, naturalmente, a nós também, a observar e vencer pequenas dificuldades e provações para que então estejamos prontos a encarar com segurança os grandes desafios que nos esperam adiante.
Lendo o contexto deste versículo, percebemos que Jeremias estava reclamando de algumas dificuldades e injustiças que estava enfrentando com o povo.
Em reposta a Jeremias, Deus responde fazendo outra pergunta ao profeta: ‘Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão?’.
Veja que Deus usa o fato histórico do passado, em que Ele permitiu ao povo passar pelo Rio Jordão na época da enchente, para ilustrar situações semelhantes àquelas enfrentadas pelos Israelitas. Isto nos ensina que, se não conseguimos criar resistência diante das adversidades e se não nos condicionamos para vencer dia a dia, todas as pequenas dificuldades que se apresentam a nós, como venceremos as maiores?
Se nos acovardamos diante de qualquer contratempo, como poderemos vencer lutas mais difíceis? Um dos maiores erros que podemos cometer é pedir a Deus que nos isente das provações, pois elas são didáticas, nos treinam e nos preparam para vencermos as grandes adversidades.
Transpor a enchente do Jordão, na linguagem bíblica, significa superar obstáculos intransponíveis, vencer grandes desafios que apresentam à nossa frente.
Deus nos ensina que, mas difícil do que vencer uma luta contra uma pessoa mortal igual a nós, e aí se explica a expressão ‘Correr a pé com homens iguais a nós’, é vencer um obstáculo que está acima de nós.
Neste particular, devemos saber que aquilo que foge à nossa capacidade de ação, Deus, com certeza, estará fazendo a sua parte, para nos ajudar. Porém, deve-se dizer que existem condições divinas para que esta afirmação se torne verdadeira.
A principal condição imposta por Deus é santidade. Foi isto que Deus exigiu de Josué e este, de seus liderados, quando estavam prestes a atravessar o Jordão. Completa entrega ao Senhor: ‘Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós’.
Esta exigência divina nos ensina que Deus não opera em favor de seu povo se este não estiver intimamente puro e em harmonia com a sua vontade. Outro requisito de Deus é quanto ao ouvir a sua voz. Todo vencedor precisa desenvolver a sensibilidade de ouvir a voz de Deus: ‘Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor’.
É praticamente impossível uma pessoa vencer na vida espiritual, se não aprender a ouvir a voz do Senhor, em obediência ao seu líder. Por fim, Deus dá a estratégia correta para superar a travessia.
Percebam que algo extremamente importante foi dito por Deus. Com isto, caro leitor, podemos afirmar que a única maneira de vencer todas as dificuldades da vida, é ter à nossa frente a presença de Deus, como guia infalível de uma caminhada vitoriosa. Deus vos abençoe.
Ps. Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.