
Quando damos início à reeducação alimentar e aos exercícios físicos o nosso objetivo é emagrecer, o que não significa necessariamente perder peso, mas sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação basicamente faz.
O nosso metabolismo está diretamente ligado à musculação. Esta favorece aquele e influencia, mesmo que indiretamente, a queima de gordura. A utilização da gordura não acontece durante a musculação, mas sim durante um processo chamado gliconogênese, no qual a gordura repõe as calorias perdidas durante o treino.
O metabolismo após a musculação tende a permanecer alto por um bom tempo. Quanto melhor seu condicionamento físico, maior quantidade de energia será gerada e maior será a quantidade de tempo que seu metabolismo ficará alto.
Outra vantagem é que depois da musculação diminuímos o estoque de glicogênio muscular e o que comemos - após o treino - tende a ser desviado para repor esse desgaste evitando ir diretamente para a região do “pneuzinho”.
A musculação também potencializa os resultados dos exercícios aeróbicos. Vale lembrar que tal atividade não se resume apenas ao levantamento de peso, mas a qualquer atividade que estímulo neuromuscular. Para que os exercícios físicos resultem no corpo desejado é preciso que haja a associação da dieta com exercícios aeróbicos, alongamentos e musculação na adequação de suas atividades e no seu biotipo.
Em regra, quanto mais músculo, maior deverá ser a queima de calorias. 1Kg a mais de músculo consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo é possível eliminar 2 kg ou 3 kg de gordura em apenas 12 semanas, se houver a combinação de musculação 3x por semana com uma dieta saudável.
O exercício físico promove alterações fisiológicas como: elevação da temperatura corporal, refluxo sanguíneo e de fluídos corporais, aumento da pressão arterial, além de danos teciduais e alterações hormonais. Descansar menos entre as séries, leva você a fazer mais exercícios e a perder mais calorias. Por isso, os circuitos são mais indicados para quem quer emagrecer e melhorar o condicionamento físico.
Portanto, emagrecer com saúde é perder gordura corporal, mantendo ou aumentando a massa muscular. Quanto mais massa muscular uma pessoa tem, mais gordura ela queimará todos os dias, sem fazer muito esforço. Com mais músculos, nosso corpo queimará ainda mais gordura, pois o metabolismo está constantemente elevado.
O segredo é não ficar parado, seja fazendo musculação ou somente exercícios aeróbicos para estimular sempre o metabolismo e a queima das gordurinhas extras.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.