Qualidade de ensino e salário de professor estão entre as propostas dos francanos


| Tempo de leitura: 5 min
A oferta de ensino em período integral na rede pública estadual é a ideia que mais aparece dentre as propostas dos deputáveis por Franca para a área da educação. 
 
A série com as principais propostas dos candidatos a deputado estadual e federal para cinco áreas distintas começou a ser publicada ontem e segue até sábado. Os candidatos Cristiano Crico (PHS), Laercinho do Paiolzinho (PP) e Maria Luisa do Cão que Mia (PEN) não informaram suas principais propostas.
 
Os leitores poderão conferir ainda, na página 5H, as principais ideias para educação dos 11 candidatos à Presidência da República. 
 
 
Adérmis Marini (PSDB) - Candidato a federal
As propostas de Adérmis resumem-se em aumentar o atendimento no ensino básico e no ensino técnico em Franca. “Quero acompanhar e cobrar o cumprimento do Plano Nacional de Educação que visa ampliar o ensino básico, além de erradicar o analfabetismo. Também vou lutar pela instalação de um instituto técnico em Franca, além de buscar a criação de mais creches na cidade e escolas de período integral.”
 
Corrêa Neves Jr. (PV) - Candidato a federal
Corrêa Neves Jr. vai priorizar a implantação de políticas voltadas ao ensino básico, com investimentos maciços nos primeiros anos escolares. Vai lutar também pelo aumento salarial do professor, além de pressionar o governo para reverter o atual sistema de ensino, a metodologia de progressão continuada, que não avalia o aluno ano a ano. Corrêa Jr. vai buscar políticas de incentivo ao ensino técnico, profissionalizante: “Sonho com um Brasil onde todos os jovens saiam do ensino médio com uma profissão.” E pretende resgatar aulas de política nas escolas, pois acredita que os alunos precisam entender desde cedo como funciona a estrutura política do país, quais  as funções dos poderes que nos governam.
 
Delegada Graciela (PP) - Candidata a federal
A candidata Delegada Graciela disse possuir três prioridades para a área da educação. Ela pretende aumentar o número de creches, além de ampliar os investimentos na área. Por fim, a candidata disse que quer facilitar o ingresso de alunos em faculdades particulares. “Queremos aumentar o atendimento dos programas Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).”
 
Doutor Ubiali (PSB) - Candidato a federal
Luta pelo cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação e destinação de 10% do PIB para a área, conforme determina o Plano. Pretende levar Etec e CVT (Centro de Vocação Tecnológico) para cidades da região, lutar pela aprovação do programa de financiamento para o ensino técnico e do projeto de lei que garante que irmãos tenham vaga na mesma escola, além de valorizar a escola para alunos especiais.
 
Capitão Severo (PDT) - Candidato a estadual
Capitão Severo pretende, caso eleito, implementar no Estado escolas de período integral. O candidato quer criar ainda uma Faculdade de Medicina estadual em Franca. 
 
Delegado Radaeli (PMDB) - Candidato a estadual
Delegado Radaeli possui quatro propostas para a educação pública de São Paulo. O candidato pretende, caso eleito, valorizar o salário do professor, implementar no Estado escolas de período integral, além de garantir que irmãos estudem na mesma escola, e que alunos frequentem instituições de ensino próximas à residência onde moram.
 
Gilson de Souza (dem) - Candidato a estadual
Como proposta para a área da educação, Gilson de Souza declarou que pretende, caso eleito, levar psicólogos para todas as escolas públicas.
 
Luiz Vergara (PSb) - Candidato a estadual
Para os profissionais de educação, Vergara pretende elaborar o plano de carreira e salários, e equiparar o salário de monitores de creches com os dos demais profissionais da área. Já para a educação básica, o candidato objetiva ampliar o número de vagas em creches, reconhecer como utilidade pública estadual as entidades assistenciais que lidam com a educação básica e fundamental, e aumentar o repasse para o ensino básico. Além disso, Vergara quer aumentar oferta de cursos técnicos e criar legislação específica para garantia de bolsas de estudo e de atletas.
 
Márcio do Flórida (PT) - Candidato a estadual
Tem como principal proposta para educação a implantação do programa “Ceus da Juventude”. “Nesse espaço, o Estado oferecerá escola de período integral, com estrutura física e servidores exclusivos, que serão bem remunerados. Na primeira etapa do programa, toda cidade que recebeu um estabelecimento prisional receberá agora uma unidade do Ceu da Juventude.” O candidato propõe ainda o fim do sistema de progressão continuada e a volta do modelo de “aprovação com nota”.
 
Pastor Otávio (PTB) - Candidato a estadual
Caso eleito, Pastor Otávio pretende lutar por uma melhor qualificação dos professores da rede pública. Para o candidato, atualmente existem muitos profissionais despreparados nas salas de aula. “Não sei se isso já é um reflexo da progressão continuada, pois os professores estão entrando muito despreparados no mercado de trabalho.” Pretende ainda lutar pela valorização do educador, além da implantação do plano de carreira para a categoria.
 
Roberto Engler (PSDB) - Candidato a estadual
O candidato à reeleição Roberto Engler disse que é preciso lutar pela ampliação da oferta de cursos da Fatec de Franca, além de aumentar o número de escolas de tempo integral em todo o Estado. “A meta é dobrar a quantidade de instituições que recebem os alunos em período integral.” Engler pretende ainda dar continuidade ao processo de valorização dos profissionais da educação. “Os professores tiveram ganho real de 45% entre 2011 e 2014, mas falta muito ainda.”
 
TONY Hill (PMN) - Candidato a estadual
O candidato Tony Hill disse que, caso eleito, pretende priorizar a implantação de cursos técnicos na rede pública de ensino. “Isso ajuda na colocação rápida no mercado de trabalho.” Ainda para educação, o postulante pretende trabalhar para a implantação do ensino integral nas escolas estaduais.
 
Ulisses Pinheiro (PSol) - Candidato a estadual
“A educação precisa de uma reformulação desde sua raiz, passando pela estrutura, menos alunos por sala, até o plano de carreira e salários dos professores”, disse Ulisses Pinheiro sobre suas propostas para educação. O candidato promete ainda, caso eleito, encerrar o atual método de progressão continuada praticado na rede pública. “Isso deve ser abandonado e dar lugar à ideia de educação para a inserção sociocultural do cidadão na sociedade”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários