Saúde, educação, segurança, trânsito e economia. Com o intuito de auxiliar os eleitores na escolha de seu candidato a deputado federal e estadual, o Comércio perguntou aos 16 postulantes por Franca suas principais propostas para as cinco áreas.
A partir desta terça-feira, até o próximo sábado, o leitor poderá se inteirar das respostas dos concorrentes da cidade aos cargos eletivos. Hoje serão publicadas as ideias dos candidatos para a saúde. Amanhã, as respostas serão sobre educação.
Na quinta-feira, o eleitor poderá ver as principais propostas sobre segurança. Sexta-feira será a vez de a área trânsito ser abordada pelos candidatos. Por fim, no sábado, será a vez das propostas dos políticos francanos para o setor de economia.
Cristiano Crico (PHS), Laercinho do Paiolzinho (PP) e Maria Luisa do Cão que Mia (PEN) não informaram suas propostas.
Os leitores poderão conferir também as principais ideias para essas cinco áreas dos 11 candidatos à Presidência da República. A ordem dos temas das propostas será a mesma da dos deputáveis (veja na Página 5H).
Adérmis Marini (PSDB) - Candidato a federal
Pretende trabalhar, caso eleito, para trazer mais investimentos para a área de saúde em Franca. “Vou lutar e cobrar do governo melhor planejamento, mais investimento na saúde, reajuste da tabela SUS, instalação de mais uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na cidade e lutar para o financiamento e abertura dos leitos já prontos em Franca.”
Corrêa Neves Jr. (PV) - Candidato a federal
Corrêa Neves Júnior promete lutar por mais investimentos para a saúde, especialmente pelo reajuste da tabela SUS. “Quero forçar o governo federal a pagar aos hospitais que atendem pelo SUS o custo real de cada procedimento para que a população carente seja atendida de forma digna. Quero garantir que cheguem recursos a entidades como ‘Allan Kardec’, Lar de Ofélia, Lar Dona Leonor, Caminhar, Apae e comunidades terapêuticas que tratam de dependentes químicos. Hoje isso não existe. Isso também queremos mudar.”
Delegada Graciela (PP) - Candidata a federal
“Trazer mutirões de cirurgias eletivas para acabar de vez com a fila, implantação de uma UPA na região Leste, trazer os recursos do governo federal para colocar em funcionamento os 64 novos leitos da Santa Casa e emendas para as Santas Casas da região”, declarou a Delegada Graciela sobre suas propostas para saúde.
Doutor Ubiali (PSB) - Candidato a federal
Pretende enviar recursos de emendas parlamentares para a saúde da região, além de considerar prioritário o reajuste da tabela SUS. O candidato disse ainda que pretende lutar pela valorização dos profissionais da área e pelo aprimoramento da legislação para a saúde. Também acredita na valorização da medicina preventiva e ressalta que aprovou o Teste da Linguinha, que possibilita a identificação e tratamento imediato de irregularidades como sucção no período da amamentação, problemas na mastigação e na fala.
Capitão Severo (PDT) - Candidato a estadual
O candidato declarou que sua principal proposta para a saúde é a implantação de um Hospital das Clínicas em Franca.
Delegado Radaeli (PMDB) - Candidato a estadual
Delegado Radaeli disse que, caso eleito, irá buscar melhores salários para os profissionais de saúde. O candidato pretende também lutar por políticas de incentivo às Santas Casas, além de aumentar o número de AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) no Estado de São Paulo.
Gilson de Souza (DEM) - Candidato a estadual
Gilson de Souza pretende, caso seja reeleito, instalar em Franca um Hospital das Clínicas em conjunto com um curso de Medicina na Unesp. O candidato pretende também trazer para Franca uma unidade do Instituto de Reabilitação “Lucy Montoro”, entidade ligada à Faculdade de Medicina da USP e que atualmente possui 13 unidades no interior de São Paulo.
Luiz Vergara (PSB) - Candidato a estadual
Vergara pretende, caso eleito, aumentar os repasses do SUS para os municípios; aumentar número de leitos nos hospitais da região, tornar os recursos repassados pelo Estado às Santas Casas parte integrante do orçamento estadual, implantar a jornada de 30 horas semanais e o piso salarial para os profissionais de saúde, além de criar programas para atendimento de dependentes químicos.
Márcio do Flórida (PT) - Candidato a estadual
Márcio do Flórida pretende instalar mais Postos de Saúde da Família em Franca e implantar o programa Mais Médicos Especialidades que, junto com o Farmácia Popular, formariam o programa “Saúde 3 em 1”. “Neste programa, o governo estadual fará convênios com entidades particulares e, no mesmo local, haverá a consulta, exames e cirurgias eletivas.”
Pastor Otávio (PTB) - Candidato a estadual
Pastor Otávio Pinheiro disse possuir três propostas prioritárias para a área da saúde. O candidato pretende implantar políticas de valorização dos profissionais, reajustar a tabela do SUS, além de reduzir o prazo que os pacientes esperam por uma cirurgia eletiva.
Roberto Engler (PSDB) - Candidato a estadual
Engler declarou que, caso seja reeleito deputado, pretende trabalhar na recuperação da Santa Casa e na implantação do AME Cirúrgico. O candidato pretende ainda dar “um olhar mais apropriado” à atenção básica de saúde, além de lutar pela valorização dos servidores estaduais do setor. Afirmou ainda que o padrão de qualidade da distribuição de medicamente precisa ser mantido.
Tony Hill (PMN) - Candidato a estadual
“Vamos em busca de recursos para melhorias no atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional. Também vamos buscar verbas para o Hospital do Câncer, para o ‘Alam Kardec’ e outras instituições que estejam precisando de ajuda”, disse Tony Hill sobre suas propostas para área da saúde.
Ulisses Pinheiro (PSol) - Candidato a estadual
Ulisses Pinheiro disse que pretende, caso eleito, priorizar as reivindicações dos trabalhadores da área da saúde, como jornada semanal de 30 horas e plano de carreira. Além disso, o candidato pretende lutar pela destinação de 10% do PIB para a área, dando maior atenção para a saúde básica , preventiva, “que pode reduzir gastos e melhorar a qualidade de vida da população em geral”.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.