Maçonaria e Igreja Católica defendem voto consciente


| Tempo de leitura: 2 min
Um das peças da campanha da Maçonaria: 12 outdoors incentivando o voto foram espalhados por Franca e três cidades da região
Um das peças da campanha da Maçonaria: 12 outdoors incentivando o voto foram espalhados por Franca e três cidades da região
Faltam oito dias. No outro domingo, serão realizadas as eleições gerais que vão escolher os novos governantes e representantes nas Assembleias Legislativas, Câmara Federal e Senado. Na tentativa de convencer os eleitores a comparecerem às urnas e votarem com responsabilidade, a Maçonaria Regional e a Igreja Católica estão realizando ações de conscientização na reta final da campanha.
 
“Pense bem: e vote em candidatos éticos, justos e honestos.” A mensagem é uma das quatro peças diferentes idealizadas pela maçonaria Francana e Regional que estão sendo divulgadas em Franca, Cristais Paulista, Restinga e Patrocínio Paulista. Foram espalhados 12 outdoors incentivando o voto. “Quando você anula seu voto, você anula sua opinião”, “Quando vota em branco, você lava suas mãos” e “Quando você não vota, você não exerce sua cidadania” são os demais temas que completam a ação publicitária. 
 
É a primeira vez que a maçonaria faz este tipo de campanha em Franca. O objetivo é que a população exerça sua cidadania e se conscientize da necessidade de escolher candidatos com ética, moral e “ficha limpa”. “As pessoas estão descontentes com os políticos e muitas dizem que não querem votar. A gente está tentando resgatar os valores morais e sociais que a maçonaria sempre defendeu. Brigamos tanto para poder votar e, agora, o eleitor vai lá e vota em branco. Será que não tem ninguém preparado que possa resolver o nosso problema?”, questiona Francisco Noronha, um dos integrantes da Maçonaria Francana.
 
Nessa mesma linha, a Diocese de Franca confeccionou cerca de 40 mil panfletos, denominados de Carta circular ao povo de Deus, que são distribuídos nas missas em Franca e cidades da região. O mote da campanha é “Vote Bem, Vote certo”. A cartinha recomenda os eleitores a exercerem o direito do voto com consciência e seriedade. 
 
Os fiéis são orientados a escolherem candidatos honestos, com “ficha limpa”, que expõem com clareza as suas propostas, que têm um programa coerente e perfil ético. “Orientamos e alertamos os eleitores para conhecerem bem seus candidatos e suas histórias. O papa Francisco tem uma frase bonita: ele fala que a política é exercício da caridade, porque ela também pensa no bem comum”, disse o bispo Dom Paulo Roberto Beloto.
 
Nos finais das missas, os padres reforçam aos fiéis que a decisão do dia 5 de outubro tem consequências para a vida das pessoas e para o futuro da cidade e da nação. “Estamos em um momento político muito importante para nosso país. O voto é uma arma que o eleitor tem na mão, se ele quer um Brasil melhor. Se quisermos uma país com mais saúde, educação, transporte e trabalho, temos que escolher bons candidatos”, concluiu Dom Paulo.
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários