706 urnas são preparadas para as eleições em Franca


| Tempo de leitura: 2 min
Funcionários trabalham na preparação das 361 urnas da 291ª Zona Eleitoral de Franca: serviço começou segunda e deve ir até amanhã
Funcionários trabalham na preparação das 361 urnas da 291ª Zona Eleitoral de Franca: serviço começou segunda e deve ir até amanhã
As 706 urnas pertencentes às 46ª e 291ª Zonas Eleitorais de Franca começaram a receber no início desta semana as informações para registrarem os votos dos eleitores da cidade. O trabalho é chamado de “inseminação” das urnas e consiste em inserir dados no equipamento como número, nome, partido e foto dos candidatos.
 
A 291ª Zona Eleitoral contém uma urna para cada uma das 323 seções que possui. Outros 15 equipamentos ficarão disponíveis para registrar as justificativas de eleitores de outras cidades que estarão em Franca no dia do pleito. Vinte e três máquinas servirão como reservas para eventuais substituições de urnas que apresentarem defeito. Cinco funcionários, dentre servidores do cartório e terceirizados, têm feito o trabalho de “inseminação” das urnas que começou na última segunda-feira e deve seguir até amanhã. 
 
Já as 345 urnas da 46ª Zona Eleitoral começaram a receber os dados no último domingo. O trabalho deve seguir até a próxima sexta-feira. Cada uma das 310 seções de votação da 46ª ZE, incluindo a de voto em trânsito, receberá um equipamento. Outras 12 urnas são programadas para receber as justificativas e mais 23 ficam como reserva. Ao todo, três funcionários da 46ª Zona estão trabalhando na “inseminação” das urnas.
 
Tempo na urna
Os eleitores deverão levar cerca de 1 minuto e 14 segundos para registrar seu voto no próximo dia 5 de outubro. Esse é o tempo estimado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o votante aperte 16 dígitos e registre sua escolha para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente (veja instruções de votação em quadro nesta página).
 
O cálculo tem como base a eleição de 2010 e considera o tempo que o eleitor se identificou perante o mesário e se dirigiu à urna até o instante em que confirmou o último voto, para presidente da República.
 
Para auxiliar o eleitor a se lembrar dos 16 dígitos de seus cinco candidatos, a Justiça Eleitoral disponibiliza em sua página na internet uma “cola eleitoral”, que o cidadão pode levar consigo no ato da votação. Os interessados podem imprimir a cola acessando o site do TSE (www.tse.jus.br).

Clique na imagem para ampliar:

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários