De onde vêm e onde vivem os dragões


| Tempo de leitura: 2 min
Estes seres enormes, que parecem serpentes aladas, vivem  apenas na imaginação dos humanos e nunca na realidade
Estes seres enormes, que parecem serpentes aladas, vivem apenas na imaginação dos humanos e nunca na realidade
Dragões não existem no mundo real. Estão presentes apenas na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. Quando o ser humano não conseguia explicar pela razão algum fato, ele apelava para a imaginação. Assim nasceram os dragões, como animais de grandes dimensões, aspecto de répteis, asas, plumas, poderes mágicos, hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes.
 
A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bastante diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses e europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função diferente, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras.
 
Os dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais da humanidade. Muito se discute a respeito do que poderia ter dado origem aos mitos sobre dragões em diversos lugares do mundo. Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões.
 
Por terem formas  relativamente grandes, é comum que estas criaturas apareçam como adversários de heróis lendários ou deuses em histórias contadas pelos povos antigos. É comum também que sejam responsáveis por diversas tarefas como a sustentação do mundo ou o controle de fenômenos climáticos. 
 
As mais antigas representações de dragões datam de aproximadamente 40.000 aC,  em pinturas rupestres na Austrália. Pelo que se sabe a respeito, comparando-os com mitos semelhantes de povos modernos, os dragões provavelmente eram reverenciados como deuses, responsáveis pela criação do mundo, e eram vistos de forma positiva pelo povo.
 
 
Lendas sobre os dragões
 
Edward Topsell é um escritor que se especializou em pesquisas sobre o mito do dragão em diferentes partes do mundo e escreveu o livro Dragonologia
 
Em alguns lugares da China, considera-se que o sangue do dragão cura feridas; mas nunca se encontra o dragão, quanto mais o sangue...
 
Na Indonésia corre uma história que atribui às  escamas dos dragões poderes mágicos: dissolvidas em 100 partes de água, elas de transformam numa linda tinta brilhante...
 
No Tibete  muitos acreditam que os dragões vivem entre os picos do Himalaia, onde estão as montanhas  mais altas do mundo.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários