Mamífero, o puma pertence à família dos felinos e à ordem carnívora. Vive solitário e costuma caçar no final do dia. É o segundo mais pesado felino das Américas, ficando somente atrás da onça pintada.
Quando adulto, chega a medir até 2,40 m de comprimento. Alcança 65 cm de altura. Pode pesar 100 kg. A expectativa de vida do puma é, em média, de 15 anos. Entre dois e três anos já pode se reproduzir. A gestação (que ocorre de dois em dois anos) dura em torno de 90 dias e o número de filhotes que nascem oscila entre dois e quatro. Os filhotes abrem seus olhos depois dos primeiros dez dias e ficam com a mãe durante os primeiros vinte meses.
O puma é dotado de garras retráteis e afiadas cujo formato é curvo. Nas patas dianteiras possui cinco dedos e nas patas traseiras somente quatro. Suas patas possuem na parte inferior almofadas que lhe permitem mover-se sem fazer barulho.
A pelagem do puma é de cor bege, podendo apresentar variações que vão da cor cinza à ferrugem ou ao marrom. O comprimento do seu pelo varia de acordo com a temperatura do habitat do animal, ou seja, em climas frios o pelo do puma é mais comprido.
Da mesma forma que os outros felinos, o puma é um predador bastante eficaz, pode caçar animais como pequenos roedores, insetos, peixes ou coelhos e também animais de grande porte como o alce ou veado. Este é um animal exclusivamente carnívoro que só se alimenta de animais que ele mesmo tenha matado.
O puma, por causa da ação direta do homem, é animal ameaçado de extinção. Isto se deve à caça indiscriminada para se obter sua pele e, também, à destruição do seu habitat. Caçado de um lado e sem ter comida de outro, o puma é obrigado a se aproximar de centros urbanos onde ataca o gado e pode ser abatido pelos fazendeiros.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.