A lontra é um bichinho que pertence ao grupo dos mamíferos. Ela é carnívora e pode ser encontrada em diferentes regiões do planeta, como a Europa, a Ásia, a África, as Américas. No Brasil e na Argentina, países da América do Sul, são encontradas famílias de lontras. O seu habitat natural é o rio, onde busca alimentos como peixes, crustáceos, répteis e, com menos frequência, aves e pequenos mamíferos.
Geralmente a lontra tem hábitos noturnos. Ela dorme durante o dia na margem do rio, pois gosta de lugares úmidos. E acorda à noite para buscar alimento. Os grupos sociais são formados pelas fêmeas e seus filhotes. Os machos não vivem em grupos e só se juntam a uma fêmea na época de acasalamento. O período de gestação da lontra é de cerca de dois meses. A cada vez nascem de um a cinco filhotes.
A lontra adulta mede entre 55 a 120 centímetros de comprimento (incluindo a cauda) e pesa até 35 quilos. Embora a sua carne não seja comercializada em larga escala, a lontra faz parte da lista de animais que se encontram em risco de extinção. Isso porque se ela não é caçada pela carne, é buscada principalmente pelo alto valor da sua pele, que é bem bonita. Os casacos de pele de lontra custam muito caro.
Este animal que quase não é visto em nossa região, possui uma pelagem com duas camadas. Uma é externa e impermeável. A outra, interna, é usada para o isolamento térmico. O corpo da lontra, por sua vez, é hidrodinâmico, ou seja, está preparado para nadar em alta velocidade.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.