
Já ouviu falar deste animal? É um roedor mamífero, parente dos esquilos. Robusta e roliça, a marmota mede até 75 cm de comprimento, fora a cauda, que pode ter mais de 15 cm. No outono, quando se preparam para hibernar, as marmotas chegam a pesar até 8 kg. Ao fim do inverno o peso cai para 4 kg. As pequenas orelhas e patas contrastam com a cabeça grande desse roedor. A pelagem da marmota é cinza com tons amarelados.
As marmotas vivem em grupos de, em média, 12 indivíduos, nas regiões montanhosas da Europa e Ásia, onde o clima é rigoroso e a vegetação é reduzida a algumas ervas. São encontradas em maior número na região dos Alpes, uma cadeia de montanhas que atravessa parte da Europa.
De hábitos diurnos, moram em tocas que são interligadas por uma rede de túneis profundos e extensos. Durante o inverno, que pode durar seis meses, elas se recolhem para a hibernação. É um período de sono profundo. As batidas do coração e a respiração ficam lentas, e a temperatura corporal cai aproximadamente 7 °C. Essas são as formas que o organismo encontrou para economizar energia.
Herbívoras, alimentam-se principalmente de raízes. Precisam de pouca água para sobreviver. Emitem sons para se comunicarem, sobretudo quando se sentem ameaçadas. São muito sociáveis. Têm como inimigos naturais as aves de rapina.
A gestação dura de 5 a 6 semanas. É comum que os filhotes nasçam em meados de abril. Em cada ninhada podem nascer de dois a sete filhotes. Ao nascer são cegos e pelados, por isso permanecem na toca por cerca de seis semanas. Os pequenos filhotes demoram dois anos para se tornarem adultos, sendo que a fêmea só terá outra ninhada após esse período. Marmotas vivem até 18 anos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.