
Ele é o maior entre os animais que vivem em árvores. É muito parecido com os gorilas, chimpanzés e bonobos. Todos esses animais são chamados de grandes antropoides por causa de seu tamanho e de sua inteligência. Os orangotangos e outros grandes antropoides pertencem a um grupo maior de mamíferos chamados primatas. Também são primatas os macacos e os seres humanos.
Os orangotangos são os únicos grandes antropoides da Ásia. Eles só podem ser encontrados em algumas florestas nas ilhas de Bornéu e Sumatra, na Indonésia. No passado, eles viviam no sudeste da Ásia, mas hoje não são tão comuns porque foram caçados e seu habitat foi destruído. Os orangotangos são uma espécie ameaçada, em risco de extinção.
O corpo dos orangotangos é curto e robusto, coberto com pelagem avermelhada ou alaranjada. Eles têm braços e pernas longos e fortes. Os machos adultos medem cerca de 1,4 metro de altura e podem pesar até 130 quilos.
Os orangotangos comem, entre outras coisas, frutas, folhas, cascas de árvore e insetos. Ao contrário de quase todos os outros antropoides e macacos, eles tendem a viver sós. Usam as mãos e os pés para escalar as árvores e andar nos galhos delas. Às vezes, os machos adultos têm de andar no solo para percorrer longas distâncias porque galhos mais finos não conseguem suportar seu peso.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.