
A Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Cidade Nova, celebra hoje 60 anos. O templo foi obra de doação do casal Nicola Archetti e Olinda de Faria Junqueira Archetti à Ordem dos Agostinianos Recoletos. Sua inauguração, em 27 de novembro de 1953, é considerado por muitos francanos como o maior acontecimento religioso registrado na história da cidade, porque foi a primeira igreja do Brasil em louvor à santa.
A doação da família envolve uma demonstração de fé. “Meu sogro sofreu um acidente muito grave, conseguiu se recuperar e então começou nascer no coração deles uma vontade de homenagear Nossa Senhora das Graças, santa de devoção da minha sogra. Eles optaram pela construção de uma igreja”, disse a nora dos doadores Maria Ignês Tosello Archetti.
O frei Antônio Benedito Stefani, pároco por oito anos e atualmente vigário paroquial, conta emocionado a história da igreja que o acolhe há dez anos. “Normalmente quem constrói uma igreja é a comunidade, mas aqui foi diferente. A família Archetti acolheu a ideia e em menos de dois anos construíram a igreja e entregaram ao sacerdote da época toda mobiliada, inclusive com a casa paroquial. Comemoramos estes 60 anos muito agradecidos e felizes.”
O Jubileu de Diamante da Paróquia será celebrado com uma missa solene presidida, às 19 horas, pelo administrador diocesano, monsenhor José Geraldo Segantin. Uma novena, que terminou ontem, também foi realizada para celebrar a data.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.