Toda noite nós sonhamos. Mas nem sempre nos lembramos do sonho. Os neurologistas explicam que durante o sono o cérebro está ativo, mas a capacidade de memória diminui. Então, acontece o seguinte: nós nos lembramos apenas do que sonhamos minutos antes de acordar. Ou então relembramos cenas que despertaram emoções muito fortes.
Essas emoções têm a ver com fatos acontecidos enquanto estávamos acordados. A memória registra tudo e isso influencia o sonho de uma forma misturada. Por exemplo, você assite a um filme com efeitos especiais impactantes e pode sonhar que está voando.
Veja que curioso: as sensações que nossos sentidos captam enquanto dormimos, podem interferir no sonho. Se chove enquanto você dorme, e seu ouvido capta o barulho, você pode sonhar que está tomando banho no chuveiro ou caminhando debaixo de uma tempestade.
Um adulto que dorme oito horas por dia, sonha cerca de uma hora e meia. Uma criança pequena que dorme doze horas, passa seis sonhando. Até os bebezinhos, cujo cérebro ainda está amadurecendo, sonham.
Dica
Quando um sonho se repete várias vezes, é sinal de que há algum problema difícil de resolver. Pelo menos é o que dizem os especialistas em comportamento. Como pensamos muito nos problemas, o sonho com a situação difícil é um tipo de ajuda que o cérebro quer nos prestar, na tentativa de encontrar uma solução
Curiosidades
Nosso corpo não segue os movimentos que executamos durante o sono porque nossa musculatura está relaxada
Mas algumas pessoas que sofrem de sonambulismo se levantam, movimentam e conversam enquanto dormem
Nós nos lembramos mais dos pesadelos que dos sonhos bons porque acordamos de repente e o medo fica registrado na memória
Tem gente que sonha colorido; e tem os que sonham só em preto e branco: para isso ainda não há explicação lógica
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.