Restaurantes à beira da estrada criam a Rota da Culinária


| Tempo de leitura: 2 min
Cachoeira formada na Usina Velha, onde são praticados esportes como boia cross, canoagem e rafiting
Cachoeira formada na Usina Velha, onde são praticados esportes como boia cross, canoagem e rafiting

Carne de porco conservada na lata, bobó de tilápia, leitoa a pururuca, virado a paulista, pintado a parmegiana, coelho e angola assados e pizza de peperoni e brócolis. O cardápio oferecido em Caconde é variado e dá água na boca. Ele reúne desde os pratos mais simples, que lembram a culinária da roça, até os mais sofisticados encontrados em grandes centros.

Por ser um dos atrativos da cidade, a gastronomia local ganhou até um roteiro conhecido como Rota da Culinária. São seis restaurantes instalados em um trecho de 15 quilômetros da mesma rodovia, que liga Caconde a Divinolândia, e mais quatro dentro da cidade.

Cada um dos estabelecimentos tem uma especialidade diferente, mas todos são semelhantes no atendimento informal e no preparo artesanal dos pratos.

Chama também a atenção a decoração adotada pelos restaurantes. O Cabloquinho fica a 5 quilômetros de Caconde, tem fogão à lenha e mesas de madeira. Compõem ainda o cenário, cabaças, moinhos, latões e chaleiras. “A ideia é dar um ar rústico ao restaurante que foi todo feito de bambu tratado e madeira”, disse Cláudia Roberta de Oliveira.

O local funciona há 11 anos, tem capacidade para 250 pessoas e oferece de 10 a 15 variedades de pratos por dia, de segunda a segunda. “As pessoas gostam muito do torresmo, da linguiça e a mandioca frita e de sobremesa, os doces caseiros são um sucesso”, afirmou Cláudia.

Destaque em concursos e sites gastronômico, a Pizza da Roça também merece ser apreciada, ou melhor, saboreada. A pizzaria fica na zona rural e encanta pelo charme do espaço e o toque caipira dado a receita que tem ainda segredos italianos.

Não muito distante dali, o restaurante Terra de Fogo funciona aos sábados com pratos a la carte e aos domingos e feriados com self-service. Segundo o proprietário Francisco Ricardo Lobo e Silva, a pista conta com 80 variedades, sendo 25 saladas e 25 sobremesas. Mas se o cliente, principalmente casais e famílias, preferir um clima mais intimista, o restaurante oferece espaço com lareira para degustação de um bom vinho com fondue.

Hospedagem
Se após a refeição bater aquele sono ou preguiça, não se preocupe. Em Caconde, também há opções de hospedagem.

A Prefeitura cataloga uma dezena de pousadas e hotéis. O município também oferece uma área de camping no Parque da Prainha.

A Pousada do Xerife, por exemplo, fica anexa ao restaurante Terra de Fogo, e tem suítes com nomes de xerifes do Velho Oeste. No local, as diárias custam a partir de R$ 135 e conta com o café da manhã incluso.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários