Os paramentos do papa


| Tempo de leitura: 2 min

Paramento é cada uma das vestes usadas por um sacerdote nos atos de liturgia. E liturgia é o conjunto de palavras e gestos que compõem um culto religioso. O papa Francisco usou ontem, durante missa na basílica de Nossa Senhora Aparecida, paramentos confeccionados em uma fábrica de Colatina, no noroeste do Espírito Santo. A vestimenta com estampa de peixe despertou a atenção de todos. O peixe é animal simbólico para os cristãos.

Para a celebração da missa, foram confeccionadas quatro peças: a túnica, a estola, a casula e a mitra. Feitas com tecidos brasileiros, as peças foram pensadas para transmitir a humildade até agora mostrada pelo papa. A costureira Luzinete Rayfasky trabalhou nas peças e se disse emocionada.

Em atividade há mais de vinte anos, a fábrica já produziu cerca de 250 mil peças para padres e bispos de todo o Brasil. Os paramentos do papa, no entanto, foram considerados os mais especiais já produzidos pelo estabelecimento. Ficaram guardados em uma sala especial. Além disso, foram feitas outras 500 peças para os padres e bispos que participaram da missa, Elas foram transportadas até Aparecida do Norte, em São Paulo, em uma espécie da "papa-móvel".

O papa Francisco recebeu a veste das mãos do bispo dom Décio Zandonadi. "Foi um momento de muita alegria para mim, uma honra muito especial para minha diocese de Colatina, que abrange 17 municípios”, falou o bispo.

O papa recebeu dois conjuntos iguais. O que serviu para a celebração da missa ficará como peça de museu, em Aparecida. O outro será levado por Francisco para seu uso no Vaticano.

Mitra
Faixa para a cabeça, composta por duas peças rígidas, formato pentagonal (cinco lados) terminado em ponta.

Estola
Faixa de pano colorido, de 1,5 a 2 metros de comprimento e 3 a 4 centímetro de largura, decorado com cruz ou outros elementos simbólicos.

Casula
Espécie de colete estruturado, em seda ou brocado, que se coloca sobre a túnica.

Túnica
Veste comprida, larga, leve, de manga comprida, que cobre todo o corpo.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários