
“Você é do tipo que sonha em mudar seu status de relacionamento no Facebook, mas acha que você e sua alma gêmea são como retas paralelas que só se encontrarão no infinito? Dizem que, quando um nerd namora, ele não muda o status para “Em um relacionamento sério”, e sim para “Em um relacionamento, sério”.
O trecho acima faz parte da sinopse do livro “As Melhores Cantadas Nerds”, escrito pelos três sábios mais bem humorados do Brasil: Ivan Baroni, Paulo Porrat e Luiz Fernando Giolo. Juntos, eles criaram o Piadas Nerds, que não era nada mais que um perfil no Twitter (@PiadasNerds), mas rapidamente transcendeu esse status tirando proveito da crescente onda geek que toma conta do mundo nos últimos anos. Agora eles são conhecidos, possuem - com esse - 8 livros publicados, um site (www.piadasnerds.etc.br) e o perfil do Twitter possui, atualmente, 212 mil seguidores. E pensar que tudo isso saiu do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.
Outro fato legal é que um dos três nerds/humoristas é francano. Palmas para o matemático Luiz Fernando Giolo Alvez. Para ele, a nova coletânea de pérolas geeks foi escrita porque “os nerds também amam e agora têm uma chance de serem correspondidos”.
A ideia da coletânea, que reúne cerca de 200 cantadas diferentes, saiu de um especial feito pelo Twitter durante o Dia dos Namorados. “Quase todo ano, fazemos um especial onde nossos seguidores nerds podem se declarar para suas amadas. Mostrar que elas são a tampa da panela, o cartucho do seu console, a condição de existência da sua fração, o crack do seu software de custo elevado demais para uso caseiro...”, explica Luiz Fernando. “Como nesses últimos dois anos nos dedicamos a fazer uma coleção de pockets temáticos para um box nerd científico com química, matemática, biologia, ciências humanas, dentre outras, ‘no meio do caminho’ acabaram surgindo os especiais. Foi natural pensar no livro de Cantadas Nerds mais cedo ou mais tarde”.
As cantadas presentes possuem ainda uma espécie de manual de uso, dizendo qual é o momento mais propício para usar as sacadas, maximizando o efeito “galanteador”. Tudo pensado nos mínimos detalhes para ajudar uma “espécie” que não se dá muito bem com os outros tipos de humanos. “Nerds, na sua maioria, têm dificuldade de interagir socialmente por conta de seus gostos e costumes considerados, por muitos, chatos”, diz o francano. “Então se os nerds têm dificuldade para encontrar um bom amigo, com o qual consiga compartilhar toda essa ‘chatice’ imagine a dificuldade para achar alguém com todas essas qualidades, do sexo oposto e que ainda esteja dentro dos padrões estabelecidos pelos familiares que reproduzem o quase inatingível padrão imposto pela sociedade!”.
Então, se você se dá melhor com livros de física do que com o sexo oposto, compre o o livro “As Melhores Cantadas Nerds” e seja feliz! A obra também vale para os nem tão nerds assim, que já estão namorando, mas querem apenas se divertir. O livro está a venda na maioria das livrarias online do país.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.