Suricato


| Tempo de leitura: 1 min

O suricato é um pequeno e interessante mamífero que vive no deserto de Kalahari, na África. Mede cerca de meio metro de comprimento (incluindo a cauda), pesa em média 800 gramas, é coberto por pelagem acastanhada. Possui listras paralelas em suas costas, que se estendem da base da cauda até os ombros. Cada suricato tem um tipo de listra, ou seja, elas não são exatamente iguais embora se pareçam. Os suricatos alimentam-se de besouros, aranhas, escorpiões, répteis, pequenos vertebrados. Possui garras afiadas nas patas, o que lhe permite escavar a superfície do chão. E dentes pontiagudos para penetrar nas carapaças das suas presas. Outra característica distinta é a sua capacidade de se elevar nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.

Estes animais são exclusivamente diurnos e vivem em colônias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade. O sistema social dos suricatos é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de predador que se aproxima. Estudos mostram que os suricatos são capazes de ensinar ativamente suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de adultos ensinarem as crianças.

Em ambiente selvagem um suricato pode viver 10 anos. No cativeiro vive até 15 anos. Atigem a maturidade sexual com um ano de idade, podendo ter de três a cinco filhotes por ninhada. Podem ter até quatro ninhadas por ano. Reproduzem-se em qualquer época, mas a maioria dos nascimentos ocorre nas estações mais quentes.

São uns animais muito espertos. E muito inteligentes. Aos dois meses já aprendem a caçar o próprio alimento e a proteger o seu grupo
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários