
O pavão é uma ave de grande porte. Seus parentes mais próximos são os faisões.
Essas aves têm origem na Ásia. Há muitos séculos, na Índia, foram conside-radas animais sagrados. Um pavão pode chegar a mais de dois metros de comprimento (incluindo a cauda) e 80 cm de altura. Pesa aproximadamente quatro quilos. Os machos são maiores e mais vistosos que as fêmeas.
A beleza das penas e a exuberância das cores na cauda do pavão fazem com que essa ave seja considerada do tipo ornamental. Ela é encontrada em parques e zoos no mundo todo. As cores verde, dourada e azul, em diversas tonalidades, são as cores naturais das penas da cauda do pavão. Os pavões de plumagem preta, branca ou púrpura são resultados de seleção artificial.
Para voar, o pavão precisa correr uma certa distância para tomar impulso, sendo que seu vôo é muito desajeitado e ruidoso.
Alimenta-se de frutas, sementes, folhas, pétalas, insetos e pequenos mamífe-ros e répteis. Costuma comer duas vezes ao dia: pela manhã e à noite.
Os pavões passam a noite no topo das árvores, e quando ameaçados é para as árvores que fogem. Ao cair da noite, costumam gritar, sendo que na época do acasalamento seus gritos noturnos se tornam extremamente desagradáveis.
São aves territorialistas, ou seja, não aceitam a presença de outros animais, sobretudo se forem machos da mesma espécie. Nesse caso, o pavão macho que teve seu território invadido por outro macho, briguento por natureza, luta com o adversário até que o estranho saia de sua área. Quando perde, o pavão se retira do território que até então era seu, e sai em busca de outro território. Se muito irritados, destroem arbustos e flores.
O acasalamento dos pavões não passa despercebido a quem esteja nos arredores de seu território. Isso ocorre porque durante a época do acasalamento, essas aves gritam durante o dia e a noite. Cada macho acasala com várias fêmeas. O ritual do acasalamento é marcado principalmente pela forma como o macho corteja a fêmea. Ele abre a cauda que fica com a forma de um leque. A fêmea faz seu ninho na parte mais alta do território. Consumado o acasalamento, a fêmea põe entre 4 e 7 ovos, que são chocados por aproximadamente 28 dias.
Um pavão pode viver cerca de 30 anos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.