
O canguru é um mamífero. Pertence à ordem dos marsupiais. Habita a Austrália, Nova Guiné e ilhas vizinhas. O nome canguru tem sua origem numa língua australiana e quer dizer “não sei”. As principais características destes animais são: patas traseiras bem desenvolvidas e a existência do marsúpio, espécie de bolsa que a fêmea tem no abdômen e onde o filhote se alimenta e termina seu desenvolvimento.
Existem diversos tipos de cangurus. No primeiro grupo encontramos os grandes cangurus, dentre os quais podemos destacar o canguru gigante, o canguru cinza e o canguru vermelho. Estas são as duas espécies mais conhecidas.
O filhote de canguru nasce pouco desenvolvido. Mais parece uma sementi-nha, com 2 cm de comprimento. Como nascem muito frágeis, os filhotes vivem durante os primeiros seis meses dentro do marsúpio, onde encontram calor, proteção e leite. Só a partir do sétimo mês é que o filhote começa a se aventurar em terra firme. Depois de um ano a cria torna-se completamente independente.
Os cangurus são animais que possuem cabeça pequena e orelhas grandes. As patas dianteiras são curtas e têm cinco dedos. As traseiras são grandes e possuem quatro, sendo que no dedão existe uma garra usada para defesa. Os maiores cangurus, quando eretos e na idade adulta, podem chegar a dois metros de altura. Seu peso atinge os 85 kg.
Há uma característica que diferencia os cangurus de outros marsupiais: na hora do salto, são capazes de associar o movimento do rabo com o das patas, para obter um maior deslocamento. Quando saltam podem atingir até 5 metros de distância. O habitat dos cangurus são as planícies e as florestas. Sua dieta é feita de frutas e vegetais, sendo que o rato almiscarado também se alimenta de bichi-nhos pequenos. A idade destes animais oscila entre 12 e 25 anos, dependendo da quantidade de alimento disponível.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.