Alexandre, Graciela e a cidade que os candidatos projetam no futuro


| Tempo de leitura: 5 min

Hoje os eleitores francanos têm a importante missão de decidir quem deverá administrar a cidade pelos próximos quatro anos. Dois candidatos disputam o seu voto. Alexandre Ferreira (PSDB) e Graciela Ambrósio (PP) foram os escolhidos para este segundo turno que termina hoje.

Para ajudar você a decidir seu voto, o Comércio preparou um resumo comparativo das propostas dos candidatos para os principais problemas da cidade.

Os dados foram coletados dos planos de governo registrados na Justiça Eleitoral, de entrevistas concedidas ao longo da campanha, de debates e do horário eleitoral gratuito.

O resumo é um reflexo de como Alexandre e Graciela enxergam a cidade e de que maneira pretendem administrá-la.

A Franca dos ‘prefeitáveis’
Veja  abaixo como é a cidade sonhada por cada um dos dois candidatos a prefeito de Franca neste segundo turno e as propostas feitas até o momento para resolver os problemas
pontuais que afligem a população:

Alexandre Ferreira
>> SAÚDE SEM MUDANÇAS RADICAIS
Alexandre não quer retomar o controle do sistema de saúde. Defende que a gestão permaneça como está. Quer realizar um mutirão de cirurgias eletivas, mas defende a compra destes serviços em outros hospitais que não a Santa Casa de Franca que, para ele, não tem condições operacionais para atender à demanda da cidade.

>> NADA DE NOVOS NÚCLEOS DE PSF
O candidato tucano não pretende ampliar a rede de núcleos do PSF (Programa Saúde da Família). Ao invés disse, pretende construir quatro novas Unidades Básicas de Saúde e instalar em todas as UBSs agentes de saúde que visitariam e fariam o acompanhamento dos pacientes.

>> tarifa de ônibus é ‘justa’
Alexandre diz que não há espaço para a revisão de contrato entre a Prefeitura e a São José. Considera o preço da passagem “justo”, mas prometeu elaborar um programa de subsídios bancados pelos cofres públicos para que os trabalha-dores possam pagar menos pelo transporte. Não detalhou como funcionaria esse “benefício” nem quanto custaria.

>> ‘Fiscalização educativa’
Não pensa em aumentar o efetivo de homens na fiscalização, mas quer investir na educação para o trânsito. Para o candidato, o ideal é que se faça primeiro uma fiscalização educativa, sem a aplicação de multas, mas com advertência e orientação. Só depois é que as multas deveriam ser aplicadas.

>> NOVAS CRECHES NO MESMO RITMO
Diz que a atual administração já construiu 26 novas unidades. Não tem planos a curto prazo para resolver o problema do déficit de vagas. Mas a longo prazo diz que em seus quatro anos de governo vai construir pelo menos mais nove cre-ches na periferia de Franca. Também quer implantar gradualmente uma expansão no horário de atendimento.

>> MUNICIPALIZAção do ensino
É contra. Acha que a Prefeitura precisa primeiro cuidar melhor dos alunos que já se encontram na rede antes de assumir novas responsabilidades. Diz que não pretende municipalizar e, sim, ampliar os serviços já oferecidos pelo município.

>> o destino do esqueleto
Deve dar continuidade ao projeto. Para ele, é importante que os servidores da Educação possam trabalhar em um ambiente mais adequado. No prédio, segundo Alexandre, haverá maiores acomodações. O Champagnat será destinado para outros projetos da área educacional.

>> CRIAÇÃO DA FORÇA MUNICIPAL DE SEGURANÇA
Quer criar a Força Municipal de Segurança, usando policiais civis e militares em horário de folga. Também quer aumentar o monitoramento eletrônico da cidade e usar a Guarda Municipal para auxiliar nos trabalhos de segurança. Não prevê o armamento da guarda.

>> TENTATIVA DE DIÁLOGO
Também vai apoiar os moradores. Disse que não é justo que depois de décadas eles percam seus comércios. Vai tentar negociar com o Ministério Público e com o governo do Estado para que as lojas não sejam derrubadas. Mesmo assim, descarta ações radicais.

>> CONVÊNIOS PARA HABITAÇÃO POPULAR
Quer estimular o setor de construção civil e buscar recursos junto aos governos estadual e federal para aumentar a oferta de imóveis para famílias de baixa renda. Não fala em programas com recursos próprios do município para a cons-trução.

Graciela Ambrósio
>> MUITAS CRÍTICAS, MAS PROPOSTAS TÍMIDAS
A princípio, vai solicitar um estudo para decidir se tentar reaver a gestão plena, em que a prefeitura assumiria todo o controle do sistema. Enquanto o estudo é feito, quer estreitar as relações com a Santa Casa de Franca e ajudá-la a aumentar o número de leitos; além disso, pretende lutar por recursos junto ao Ministério da Saúde para resolver a fila de cirurgias eletivas.

>> MAIS NÚCLEOS DE PSF
Quer aumentar o número de bairros atendidos, construindo novos núcleos do programa, mas não revelou quantos seriam.

>> AUDITORIA E REVISÃO NO CONTRATO DE ÔNIBUS
Quer fazer uma auditoria nas contas apresentadas pela São José para justificar o preço da tarifa. Também defende uma revisão contratual e prometeu reduzir o preço para os usuários

>> FISCALIZAÇÃO MAIS INTENSA
Quer aumentar a fiscalização dos motoristas com a criação dos agentes de trânsito, que ficariam responsáveis pela fiscalização nas ruas da cidade. Também defende a aplicação de multas para os motoristas infratores.

>> ZERAR A FILA EM UM ANO
Prometeu zerar a fila de espera em seu primeiro ano de governo. Para isso, seu plano é comprar vagas na rede privada de ensino enquanto não constrói novas unidades. Quer fazer parcerias com o governo federal para aumentar o número de creches.

>> NEM CONTRA NEM A FAVOR
Não definiu se é a favor ou contra a municipalização. Defende uma discussão ampla com diversos setores envolvidos para, então, adotar uma posição a respeito. A princípio, diz que não pretende aderir à municipalização.

>> OBRAS DO ‘ESQUELETO’ SERÃO SUSPENSAS
Abandonar o projeto e usar o dinheiro que seria gasto na reforma para investir na construção de novas creches e na valorização dos profissionais da Educação.

>> POLICIAMENTO REFORÇADO COM MAIOR EFETIVO
Graciela quer aumentar o efetivo de policiais na cidade. Para isso, pretende convencer o governo do Estado a ajudar. Quer criar a Polícia Montada e a com cães. Também defende o fortalecimento da Guarda Municipal, que passaria a fazer a ronda escolar.

>> DEFESA DAS LOJINHAS COMO ESTÃO
Prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter as lojas nas garagens. Disse que apoiará todos os movimentos feitos pelos moradores e tentará conversar com o governo do Estado para a manutenção dos espaços.

>> MUTIRÕES SÃO OPÇÃO PARA HABITAÇÃO
Quer investir nos programas municipais de construção. Para isso, doaria o terreno para as famílias construírem suas casas no sistema de mutirão. Também pretende conseguir convênios com o governo federal para construção de casas voltadas para as famílias de baixa renda.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários