A temporada do IPI reduzido no país - que começou em maio deste ano e foi prorrogado mais uma vez pela presidente Dilma Rousseff na última quarta-feira, desta vez até 31 de dezembro - aparentemente é um sucesso nas concessionárias de Franca. A procura por automóveis foi tanta que quatro dos cinco estabelecimentos procurados pelo Comércio da Franca na última semana estão com falta de estoque de alguns modelos. Para esses carros, o tempo de espera chega a dois meses.
Das concessionárias ouvidas, só a Dante Renault possui todos os seus modelos em estoque. “Nós estamos tendo um número muito bom de vendas porque a nossa foi a única concessionária que se preparou para isso [a alta procura]. Atualmente, eu tenho 400 carros zero quilômetro em pronta entrega, todos com IPI reduzido”, disse o gerente comercial Rodrigo Galli.
Um dos clientes em potencial da concessionária é o comerciante Luis Fernando Mendes Barbosa. Ele visitou a Renault na tarde da última quinta-feira para pesquisar carros 0 km e se interessou por um Sandero, mas disse que ainda vai pesquisar veículos de outros estabelecimentos.
“Não vou comprar [um carro zero quilômetro] necessariamente por causa do IPI, mas ele influencia bastante. Essa diferença no preço dos carros pode me render um ar condicionado ou uma direção hidráulica”, comentou.
Na Cofrana Fiat, faltam todos os modelos de veículos. A concessionária tem 200 carros para serem entregues entre 30 e 60 dias. “Agora que o IPI foi prorrogado, aquela euforia para comprar carro, logicamente, vai diminuir, mas, ao mesmo tempo vai servir para a gente acertar os estoques e as vendas que já foram feitas nos últimos dias”, disse o diretor comercial da loja, Luiz Gustavo Ambrosio e Silva.
Na Vemafre, concessionária da Chevrolet, faltam os modelos Classic, Celta e Spin, que demoram de 45 a 60 dias para chegar. Na Francauto, da Volkswagen, falta o Voyage -modelo está com prazo de 30 a 40 dias para entrega. Na Honda Lago-San, falta o Civic, que, se comprado hoje, demoraria cerca de 30 dias para ser entregue.
Agosto foi apontado por quase todas as concessionárias como o mês em que as vendas foram melhores, já que era para ser o último com o IPI reduzido. Na época, o governo federal deixou para os últimos dias do mês o anúncio da prorrogação do prazo. Tanto em Franca como em todo o país, os consumidores correram às concessionárias para aprovei-tar a compra de veículos com imposto mais baixo.
Duas concessionárias em Franca festejaram recordes de vendas de todos os tempos em agosto: a Francauto vendeu 300 veículos e a Lago-San, 62.
Com a nova prorrogação, alguns gerentes de concessionárias apostam num novo recorde de vendas apenas no mês de dezembro, quando o prazo estiver para vencer. É o caso do gerente de vendas da Francauto, Márcio Henrique Ferrari.
“Em dezembro, nós devemos ter um boom, até porque, em novembro, as pessoas estarão comprando carros que serão entregues no mês seguinte”, disse o gerente.
PREFERIDOS
Numa situação como a do IPI reduzido, é natural que alguns carros sejam mais procurados do que outros. São eles, de acordo com as cinco concessionárias consultadas: o Strada, o Palio e o Uno, na Fiat; o Duster e o Sandero, na Renault, o New Civic, na Honda; o Classic, Celta e Spin na Chevrolet, e o Novo Gol e o Novo Fox, na Volkswagen.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.