Joaninha


| Tempo de leitura: 1 min

As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza. Em muitas culturas são símbolos de boa sorte e fartura. Esses simpáticos insetos pertencem à ordem Coleóptera, assim como os besouros. Sua família se chama Coccinellidae. Existem mais de 5.000 espécies.

As joaninhas possuem dois pares de asas. Um par é fino e membranoso. Em cima dele se encontra outro. Neste segundo par as asas são chamadas de élitros. São bem duras e resistentes. Os élitros da maioria das espécies de joaninhas possuem cores vibrantes, como amarelo, laranja e vermelho, com pequenos pontos pretos. Porém, algumas apresentam uma coloração escura e uniforme.

Medem entre 0,3 mm e 10 mm de comprimento. Possuem um par de antenas com função sensorial. As antenas são utilizadas para procurar alimentos, para localizar o lugar onde habita, para procurar parceiros reprodutivos, entre outras funções. A fim de manter as antenas limpas, as joaninhas as esfregam com o primeiro par de patas, e, desta forma, removem resíduos que podem interferir em sua sensibilidade.

Estes insetos se alimentam de outros bem pequenos, de ácaros, de pólen e de néctar. Apenas duas espécies se alimentam de tecidos vegetais. São consideradas grandes predadoras. Por sua vez, são muito predadas por insetos maiores, alguns pássaros e anfíbios.

Para se proteger, elas contam com algumas estratégias. A coloração vibrante pode atuar como uma forma de aviso aos predadores sobre seu gosto ruim, ou sobre a sua toxicidade, evitando que eles as ataquem. Outra forma de defesa utilizada por algumas espécies é o comportamento de deitar-se com o ventre para cima, seguido da liberação de um líquido com odor desagradável. Dessa forma, a joaninha finge-se de morta e esquiva-se da atenção de seu predador. Espertinha ela, não é mesmo?

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários