1835-1914 - papa - ‘Pio’ significa ‘piedoso’
Natural de Riese (Veneza), Itália, José Sarto veio de uma mãe costureira e de um pai funcionário público. Estudou graças à ajuda de pessoas bondosas. Ordenado padre em 1858, passou a vida como pároco e reitor de um seminário. Piedoso, mas prático, sabia conciliar oração e ação, inteligência e coração. Atraíra a todos pela sua conduta simples e exemplar. Em 1884, sagrou-se bispo de Mântua; em 1893, cardeal; em 1903, papa, com o nome de Pio X. Preocupado com a indiferença religiosa da época, via no movimento modernista uma ameaça à fé e aos bons costumes. Inspirado no lema: ‘Restaurar todas as coisas em Cristo’, codificou a lei canônica, reorganizou a Cúria romana, incentivou o estudo da Bíblia e da Doutrina Cristã (catequese). Reformou o culto e o canto litúrgico, animando os fiéis à prática sacramental, à comunhão freqüente. Impulsionou os católicos à ação social mediante a Ação Católica. Em grandeza moral, transparecia Deus, pois de Deus vivia e em Cristo havia restaurado a sua vida.
B. Umbelina
† 1135 - monja -’Umbelina’ significa ‘sombra’
Irmã de S. Bernardo, Umbelina era uma rica e vaidosa senhora. Um dia, ricamente vestida e acompanhada de pomposo cortejo, foi visitar Bernardo no mosteiro de Cister. Seu irmão não se negou a recebê-la, mas também lhe recriminou a ostentação. Arrependida, repensou toda sua vida e decidiu ingressar no mosteiro de Jully, onde mais tarde se tornou priora.
Oração
Da voz que nos chama pelo nome
Deus, nosso Pai, sois a voz que clama no deserto dos corações. Sois o silêncio que recria nosso ser combalido. Sois o mistério que perpassa nossa mente e sentidos acabrunhados. Sois a claridade que nos inquieta e de que não podemos fugir. Sois o amor terno e misericordioso que nos alcança em nossas nulidades. Sois Deus que concedeis a fecundidade às virgens e às estéreis, dais o poder de conceberem e terem filhos. Possamos ouvir hoje vossa voz: ‘Eis que vou trazer a paz como um rio e a glória das nações como uma torrente transbordante. Sereis amamentados, sereis carregados sobre as ancas e acariciados sobre os joelhos. Como a uma pessoa que a sua mãe consola assim vos consolarei...’ (cf Is 66,12s). Acalentai, pois nosso espírito abatido e restituí-nos a paz nos desaventos. Tornai claras nossas noites inquietas e exorcizai nossos males. Convertei-nos Senhor, pela força do vosso amor. Apesar de nossas descrenças, ficai conosco e assim possamos acreditar na vida e buscar a vida.
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves
São Paulo, Editora Ave - Maria
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.