Sem ‘santinho’, Cassiano Pimentel busca votos com papo nas ruas


| Tempo de leitura: 3 min
Cassiano Pimentel, candidato à Prefeitura pelo PV, faz caminhada no Jardim Aeroporto
Cassiano Pimentel, candidato à Prefeitura pelo PV, faz caminhada no Jardim Aeroporto

Foi tímida e sem material de campanha a primeira caminhada do candidato a prefeito de Franca, Cassiano Pimentel, pelo Partido Verde, na manhã de sábado. Ao lado do seu vice, o ex-jogador de basquete Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, e de militantes e candidatos a vereador, Cassiano passeou pela avenida César Martins Pirajá, no Jardim Aeroporto, conversando com eleitores em busca de votos.

A passeata iniciou logo após às 10h. Cassiano, ex-petista que faz sua estreia no PV, e sua turma aguardaram, antes disso, por mais de meia hora - sem sucesso - a chegada de “santinhos”. O candidato, então, optou pelo corpo a corpo, entrando em todas as portas de comércio da avenida e deixando seu recado verbalmente para vendedores e clientes. Era precedido por cerca de 20 pessoas com as bandeiras verdes e brancas do PV.

O partido não usou carro de som, mas chamou a atenção de quem passava pela avenida quando uma das militantes e candidata a vereadora, Lurdinha Coelho, recitou em alto e bom som um poema em homenagem à natureza - e ao verde, consequentemente: Espaço de Ternura.

Cassiano ficou menos de dois minutos, em média, em cada loja, com uma exceção. A comerciante Maria das Graças, dona de um pequeno estabelecimento que comercializa presentes, brinquedos, além de roupas de cama, mesa e banho, traçou para o candidato à Prefeitura um perfil do bairro e enumerou tudo o que falta nas imediações do Jardim Aeroporto. “O Aeroporto é muito grande, fica afastado do Centro e, às vezes, nos sentimos esquecidos aqui. Precisamos mais do que políticas sociais, precisamos de oportunidade de qualificação profissional, principalmente para os jovens. Precisamos estar incluídos em Franca. Para você ter ideia, aqui não tem nem agência dos Correios”, disse. Maria das Graças fez questão de dizer ao candidato que Franca não pode mais ter uma economia dependente apenas do calçado.

Cassiano ouviu atento a comerciante, citou parte do seu plano de governo, mas, em vários momentos, foi interrompido por Graça. Antes que ele deixasse a loja, a comerciante agradeceu pela visita e avisou que fará o mesmo com os outros candidatos que forem fazer campanha no Aeroporto. “Nosso bairro é capaz de decidir eleição, por isso precisa ser ouvido.”

VERMELHO
Do outro lado da cidade, na avenida Brasil, as bandeiras que passeavam pelas calçadas eram de outra cor, vermelhas. O PT, do candidato a prefeito Gilson Pelizaro e do vice Marcial Inácio da Silva, fez caminhada no local e tinha a expectativa de percorrer toda a extensão da avenida, cerca de quatro quilômetros. Até perto do meio-dia, porém, não haviam andado nem metade disso.

Na sua quarta caminhada nesta campanha, Gilson e sua equipe, ao contrário dos candidatos do PV, estavam munidos de muito material de campanha: “santinhos”, bandeiras, carro de som e muitos militantes. O grupo todo tinha cerca de 100 pessoas.

Entrando de loja em loja e parando para conversar com todos os pedestres, os petistas tiveram a seu favor a companhia de um carro de som com uma gravação da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), pedindo votos para Pelizaro. A gravação só era interrompida por um locutor que falava ao vivo o nome e o número dos candidatos a vereador.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários