Grifes renomadas de roupas chegam aos pés através da Francal


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Maria Toledo e Tamara Moura mostram criações da grife Ellus, que investe pesado na linha de calçados
Maria Toledo e Tamara Moura mostram criações da grife Ellus, que investe pesado na linha de calçados

Grifes renomadas no segmento de vestuário vislumbraram na Francal uma oportunidade de dar visibilidade a um segundo nicho de investimento e marcar território. A feira referência do setor coureiro-calçadista abrigou estandes de marcas descoladas ou sofisticadas como Ellus, Morena Rosa, Carmim, Cavalera e Calvin Klein. Nas vitrines, calças jeans, vestidos ou blusas da moda - peças típicas destas grifes - dão lugar a sapatilhas, plataformas, sneakers e scarpins.

Estreante na feira, a grife Morena Rosa levou o DNA de sua linha de vestuário para os pés. Inaugurada em 1993 em Cianorte (PR), a empresa teceu um nome forte no mundo da moda, conta com cerca de 5,2 mil funcionários (diretos e indiretos), exporta para 12 países e decidiu há pouco tempo expandir os negócios para o setor calçadista.

Segundo Lucas Franzato, diretor de mercado do grupo, a decisão foi embasada na força da marca e na constatação de que havia demanda no ramo. O primeiro passo foi inserir sapatos como complemento de coleção, há dois anos e meio. Mais tarde, a produção foi verticalizada e uma equipe comercial trabalha especificamente no setor. O negócio ganhou mais peso com a compra, no final ano passado, de uma fábrica de calçados em Sapiranga (RS), onde atualmente a linha Shoes é trabalhada.

“Hoje o calçado representa 5% do nosso faturamento. É a linha que mais cresce, até por ser uma linha jovem. Acreditamos muito nesta segunda marca e vimos que esse seria o momento certo de entrar na Francal”, disse Franzato, diante de pares que unem tramas de bases naturais como juta, ráfia, palha, fibras, que esbanjam brasilidade.

Com um caminho semelhante, a icônica no segmento de vestuários Ellus aproveitou a Francal para exibir sua linha Ellus Deluxe, que engloba calçados e acessórios da marca. Segundo a gerente de estilo Maria Toledo, a marca surgiu há cerca de um ano como uma das formas de comemorar os 40 anos da grife líder no segmento premium de moda jeans no mercado brasileiro.

“A Ellus já tem uma história bem forte em acessórios e decidiu investir nesse nicho e criar uma marca exclusiva do grupo (a Ellus Deluxe). Com isso, abriremos em setembro (próximo) a primeira loja específica, no shopping Morumbi (em São Paulo), e há projetos grandes de expansão pelo Brasil todo”, disse.

Segundo a gerente, as estrelas do local serão os calçados, que representam 70% da Ellus Deluxe (que, por sua vez, responde por 10% a 15% do faturamento total da Ellus). “A coleção de verão tem em torno de 150 a 180 modelos. Na Francal estamos apresentando a segunda parte (da coleção) do verão, com 60 modelos de sapatos.”

Nas prateleiras do estande está um preview da coleção inspirada no clima sombrio sob as águas do oceano, incluindo produtos que combinam verniz e couro com aparência de peixe. A coleção traz muitos saltos anabela e plataformas meia-pata. Entre as peças masculinas, o modelo Ellus Slim (sapatênis da marca) é o destaque.

A grife Carmim, criada em 1982 para fabricar jeans, é outra grande marca que voltou os olhos também para o setor calçadista. “Com o aquecimento do mercado, sabíamos que esse mercado iria acontecer, iria crescer. Começamos a entender isso cinco anos atrás. Isso coincidiu com a queda das exportações e, há três anos, passamos a investir com mais intensidade, com foco, com uma empresa específica neste segmento (a sapataria Carmim)”, afirmou Mário Viana, diretor comercial da marca.

Segundo ele, este braço do grupo (que inclui, além dos sapatos, bolsas) representa cerca de 40% do faturamento da Carmim e a Francal é mais uma forma de se solidificar no mercado. “O mercado está todo aqui, as grandes marcas estão presentes e é uma forma de nos posicionarmos e nos mostrarmos para o mercado varejista”, disse Viana sobre a grife que focou a coleção em anabelas e sneakers.

Também se enquadram na categoria das marcas de roupa que expandiram a atuação no mercado para vestir também os pés as grifes Cavalera e Calvin Klein. A primeira, sucesso entre os moderninhos, lançou no mercado sua linha de roupas em 1995 e há cerca de um ano expandiu seu leque de atuação e passou também a calçar os fãs de um estilo mais despojado. Sapatos e sandálias em couro e plástico se destacam na vitrine da Francal.

Já a americana Clavin Klein, criada em 1968 por Calvin Richard Klein e Barry Schwartz, fez fama com suas roupas elegantes, sucesso internacional com seus jeans e hoje engloba também as linhas underwear, jeanswear, esportiva, de cosméticos e acessórios - o que inclui calçados. Na Francal, mostras de sapatênis, chinelos, sapatos e sandálias de festa da grife estavam disponíveis aos lojistas. A maioria dos modelos é atemporal, minimalista e mantém a elegância típica da grife.
 

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