Lojistas revelam que querem novidade e preço bom na Francal


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Marcia Santos, de Caraguatatuba, compra para 7  lojas do litoral norte de SP. Acima, ela está olhando peep toes com salto grosso no estande Suzana Santos
Marcia Santos, de Caraguatatuba, compra para 7 lojas do litoral norte de SP. Acima, ela está olhando peep toes com salto grosso no estande Suzana Santos

A aposta feita pelos fabricantes de calçados em cores mais fortes e texturas diferenciadas para a próxima estação primavera/verão deu certo. Nesta 44ª Francal, os modelos mais procurados pelos lojistas e compradores de grandes redes varejistas foram justamente aqueles que traduzem estas tendências. Na linha masculina, o artigo mais caçado foram os sapatênis em couro com mix de texturas e cores - principalmente os bicolores. Nas marcas femininas, o campeão disparado é o sneaker, o tênis com salto embutido, com glitter e supercoloridos.

A compradora do grupo “Sapato, pé e cia”, de Natal, no Rio Grande do Norte, Anna Carolina Sanches, está em São Paulo desde segunda-feira. Veio com a gerente de marketing Ana Luíza Albuquerque Freitas. Até a tarde de ontem, a dupla já tinha fechado a compra de 50 mil pares de calçados, cerca de 7 mil para cada uma das sete lojas multimarcas da empresa espalhadas pelo nordeste. Para a sexta- feira a meta é finalizar as compras com mais, pelo menos, dois mil pares.

Das aquisições para o público feminino, boa parte foram modelos sneakers. “Minha expectativa era comprar 5 mil pares, mas aqui andando nos corredores e conversando com as pessoas resolvi mudar de ideia e acabei fechando a compra do dobro da minha previsão.”

Anna não revela o valor investido, mas disse que, na feira, consegue pagar até 10% menos do que se deixasse para comprar depois fora da Francal, por meio dos representantes. As lojas que Anna representa são voltadas para o público C e D e que, por isso, para conseguir agradar seus consumidores, ela não compra sapatos que custem mais que R$ 90.

As duas compradoras nordestinas visitaram cerca de 15 estandes por dia, alguns de Franca. Entre eles, Calvest e Agabê. “Estou levando sandálias e sapatos esportivos. Não tenho os números aqui para falar, mas me encantei com os lançamentos os modelos apresentados pelas duas marcas”.

O campeão de vendas no estande Calvest, até agora, foi o sapato social de verniz, na cor preta. Na Agabê, o sucesso absoluto é da bota feminina country com estampas e a montaria masculina.

Dona de uma marca própria na Bahia, Rosângela Silva vai levar 20 mil pares para as lojas nas cidades de Lauro de Freitas e Ipirá. Na francana Jota Pe, comprou cerca de 500 pares. Desde terça-feira na Francal, ela visitou cerca de 60 estandes até agora. “Além de comprar, pesquisamos tendências. Neste ano, por exemplo, graças a essa pesquisa, vou levar modelos conceituais, como o social de verniz e o jeans.”

Nos femininos, os lançamentos também fizeram sucesso. A franqueada da marca Dumond, Sandra Lilian, de Palmas, no Tocantis, fechou a compra de mil pares nesta Francal. “A maioria do que estou levando é formada por modelos sneakers com muito brilho e estampas de animais. Essa deve ser a peça chave para a mulher na próxima estação”. 

Conterrânea de Sandra, a empresária Sílvia Ribeiro tem uma franquia da marca Via Uno. Ela apostou nos peep toe em couro com detalhes metalizados e com spike (tachas). “Também comprei modelos mais coloridos em azul royal e rosa”. Ela não revelou quantos pares está levando para Palmas. 

Dona de três lojas multimarcas em Descalvado, interior de São Paulo, Roselena Guerra veio ao Anhembi com a filha Aline Guerra. Segundo a lojista, que vende feminino, masculino, infantil e esportes, não conseguiu de decidir sobre o que comprar. “Vi muitas tendências e modelos diferenciados, mas não resolvi no que devo investir. Vou esperar a visita dos representantes nas próximas semanas, mas gostei muito de tudo o que vi na feira, principalmente das novidades em tênis e sapatilhas”, disse.


Foto: Cassiano Lazarini/ Comércio da Franca
A lojista Maria Sandi investiu na Anatomic Gel em docksides para levar às duas lojas que possui no Paraná


 

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